sábado, 24 de maio de 2014

10 razões para ter Copa

Por Fernando Castilho

Sei que não se deve falar mais, posto que é  fato consumado, mas vamos a alguns esclarecimentos que julgo importantes para o debate:

: O sorteio do país sede se deu em 2006, em verdadeiro clima de euforia. Foi realmente uma conquista levar a Copa para o Brasil. As obras estão terminando, os estádios prontos, e só agora aparece gente protestando. A mídia, inclusive, tem criado um clima de ''não vai ter copa'', através de comentários de articulistas ''formadores de opinião''. A Globo, que já embolsou o dinheiro dos direitos de transmissão das imagens, agora quer faturar com a cobertura de protestos, que também dão audiência. Lucra dos dois lados.


: O Governo Federal não investiu um centavo sequer na construção de estádios. Quem quiser conferir deve visitar o site do Portal da Transparência. Entre e veja: Portal da Transparência. Verá que na rubrica Estádios da Copa do Mundo consta ''0'' (zero). O investimento se dá em obras de mobilidade urbana, aeroportos, desenvolvimento turístico, portos, segurança pública e telecomunicações, que beneficiarão quem gosta e quem não gosta da Copa, depois dela.

Por exemplo, o Corinthians pagará, pela construção de seu estádio em Itaquera, R$ 400 milhões de empréstimo do BNDES, mais os juros de cerca de R$ 300 milhões, no prazo de seis anos, metade do estabelecido em contrato. A previsão é de Andrés Sanchez, ex-presidente do clube e responsável pela estádio em Itaquera. Leia mais aqui



: O BNDS concedeu empréstimos à empreiteiras que construíram os estádios. Investimento este que retornará ao banco com juros e correção monetária. De outra forma não haveria como nenhuma construtora arcar com investimento desse porte por conta própria.

: Os Estados também entraram com dinheiro para executar obras diversas.

5° : Foram gerados 3,63 milhões de empregos-ano nesse período e 63,48 bilhões de reais de renda para a população. A economia está girando, visto que toda uma indústria ligada às construções tem sido movimentada. Indústrias de cimento, ferro, material elétrico e hidráulico, alumínio, vidros, pisos, revestimentos, tintas, cadeiras, etc..

: Além disso, a indústria do turismo terá movimentação recorde. Será um aumento de cerca de 79% de turistas que movimentarão o setor hoteleiro, de restaurantes, etc..

: O montante total do investimento federal em infra-estrutura (e deve ser tratado assim, como investimento, pois retornará) na verdade é de 22,46 bilhões de reais.

: Segundo a Consultoria Ernst and Young em parceria com a FGV, os recursos advindos da Copa possibilitarão um retorno ao país de cerca de 142,39 bilhões de reais! Nada mau, não? Leia aqui .
Pelo exposto, podemos concluir que a não realização da Copa seria perder a oportunidade de lucrar cerca de 155 bilhões de reais!

: As rubricas Saúde e Educação, do Orçamento da União, não sofreram redução em 2014, pelo contrário, tiveram seus valores acrescidos.



10º : O fracasso da realização de uma Copa do Mundo no Brasil beneficiaria quem? Por que os políticos de oposição, como Aécio Neves, FHC e Eduardo Campos comemoraram em 2006 quando o Brasil venceu a disputa pela realização da Copa, e agora são contrários, e defendem os protestos? Eles não estão nem aí para o sucesso do Brasil. Querem é o seu próprio sucesso. Somente.

Além disso, alguém saberia dizer quais seriam as consequências para o Brasil, caso a Copa, pelo motivo de que o ''povo'' agora teria mudado de ideia, e preferido não realizá-la, fosse cancelada? Qual a imagem do país? Que investidores ainda teriam coragem e confiança de investir no Brasil?

E o respeito a todos aqueles que querem a Copa?

Portanto, antes de se juntar ao coro dos que criticam a Copa sem se dar ao trabalho de pesquisar, como este blogueiro fez, perca um pouco do seu tempo, e informe-se melhor.

O Brasil ainda é o país das pessoas que dele gostam.





2 comentários: