segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Expondo um pouco as vísceras

Por Fernando Castilho


Luta por democracia em meio à ditadura


Um dia, enquanto aguardava a próxima aula, um sujeito que nunca vira antes sentou-se ao meu lado puxando conversa. Perguntou se eu conhecia o Fernando (que é este que escreve). Com sangue frio, respondi-lhe que sim, mas que não o tinha visto naquele dia. Provavelmente faltara.











Tinha terminado o colegial em 1973 e entrado na FAUUSP em 1974.

Até então, sabia que vivíamos uma ditadura, mas não tinha a mínima ideia de sua crueza. Lembro-me do sucesso da seleção brasileira de futebol no México em 1970, e do general Garrastazu (como esquecer esse nome?) Médici, segundo a televisão, torcedor número um do Brasil.

Talvez tenham sido as aulas de OSPB (organização social e política do Brasil), que me deixaram assim.

Meu pai era tenente da Polícia Militar e, acho eu, procurou esconder ou me poupar dos tristes acontecimentos daquela época.

Mas ao entrar para a faculdade, um mundo novo se abriu, tanto a nível acadêmico quanto político.

Aos poucos comecei a perceber o que acontecia à minha volta. 

Soube que no ano anterior morrera o estudante de geologia Alexandre Vannuchi Leme, que havia sido preso pelos órgãos de repressão dentro da Cidade Universitária. Fiquei indignado com isso. Como pode um estudante ser preso e morto? O que ele fizera? Roubara e matara? Fiquei sabendo que não. Simplesmente pedira democracia.

Fui sendo informado de muito mais coisas. Tudo efervescia no ambiente da faculdade. Presença constante de pessoas estranhas (agentes do DOPS), panfletos da Libelu (tendência Liberdade e Luta), greves por melhoria no currículo, etc..

Conversei com meu pai sobre isso. Ele me esclareceu tudo o que ocorria. Felizmente, meu pai, apesar de ser PM, não era reacionário. Trabalhava à noite, ele e um cabo reaça, louco para matar e perguntar depois. Meu pai, por ter patente mais alta, sempre evitou o pior. Aquele período foi horrível para ele.

Chegou 1975 e com ele, a morte de Wladimir Herzog, jornalista e professor da ECA, nas dependências do DOI-Codi (Destacamento de Operações Internas), vítima, segundo o órgão de repressão, de suicídio por enforcamento. Todos sabíamos que era mentira. E mesmo se fosse verdade, o Estado que tem um prisioneiro sob custódia teria de ser responsável por sua integridade.

Um dia, enquanto aguardava a próxima aula, um sujeito que nunca vira antes sentou-se ao meu lado puxando conversa. Perguntou se eu conhecia o Fernando (que é este que escreve). Com sangue frio, respondi-lhe que sim, mas que não o tinha visto naquele dia. Provavelmente faltara.

Após isso, levantou-se e foi embora. Imediatamente dei um jeito de sair dali e voltei pra casa assustado.

Não que eu fosse liderança de alguma coisa. Não. Mas era comum se prender qualquer um para, com tortura arrancar alguma informação.

Chegara o ano de 1977, quando numa assembleia na PUC, à noite, que deliberaria pelo ressurgimento da União Nacional dos Estudantes, um aparato imenso de homens e viaturas liderados pelo coronel Erasmo Dias invadiu a faculdade. Quando as bombas de gás lacrimogênio estouraram, foi cada um por si.

Muitos estudantes foram presos. Outro tanto saiu ferido. O blogueiro conseguiu saltar o alto muro da PUC e conseguiu fugir dali correndo.

Ainda no mesmo ano, dirigimo-nos em passeata à Praça Fernando Costa, pelo Dia Nacional de Luta. Ao chegarmos ao local, a repressão lá já estava instalada. O pau quebrou, e pela primeira vez tomei conhecimento da existência do chicote elétrico.

O que éramos nós? Subversivos? Lutávamos pelo quê? Pelo comunismo, como querem alguns?

Lutávamos por democracia.

E o que o regime sem querer, fez a este blogueiro, que era um alienado? Orientou o ponteiro da bússola de sua visão de mundo para a esquerda. Sim, foi graças à ditadura.

E a mídia da época?
Bem, a Globo, por apoiar o golpe, foi beneficiada com vistas grossas ao negócio escuso envolvendo o grupo Time Life. Daí então não parou de crescer, pois foi sendo agraciada com retransmissoras por todo o Brasil. Uma beleza.

A Folha e o Estadão, que agora sabemos, fornecia até veículos à repressão, começaram a amargurar quedas nas vendas de jornais, uma vez que a censura não lhes permitia noticiar o que estava acontecendo, tendo que todos os dias publicar receitas de bolo até em primeira página. Hoje sobrevivem tentando todos os dias aplicar um golpezinho na democracia, flertando com a volta àqueles tempos.

E a Veja da época se chamava Realidade. Já naquela época fazia o jogo da direita, lambendo as botas do generais. Tá no DNA da Veja.

Nada do que acontecia naquele período saia na imprensa.
Ao alienado parecia que, apesar dos baixos salários e da inflação, viviam em outro mundo.

E é por isso que vemos hoje nas manifestações pelo impeachment de Dilma e pela volta do regime militar, pessoas de idade que ''viveram'' aquela época e a querem de volta. Ouvi gente dizendo que era feliz.

Quantos aos mais jovens, não tem a menor ideia do que seja uma ditadura. Pasmem, acham que estão vivendo uma. Sem noção.

Mas temos responsabilidade nisso, sabem?
Não há formação política no Brasil. O ensino não só de História, mas principalmente de História é deficiente, ministrado por professores que não viveram aqueles tempos e, por isso, não dão a ênfase necessária para que se crie uma massa crítica em relação ao período negro.

As próprias apostilas de História utilizadas nos colégios, seja intencional ou não intencionalmente, abordam o período de maneira superficial, passando ao jovem estudante uma impressão de que o tema é banal, algo mais sem graça que a novela Malhação.

Apesar da Constituição Federal repudiar regimes totalitários em seu Artigo 1°, Parágrafo Único, o executivo e o legislativo já deveriam ter transformado em lei específica qualquer manifestação que atente à democracia. Jair Bolsonaro já deveria ter sido cassado por falta de decoro parlamentar, uma vez que, da tribuna da Câmara vive se manifestando a favor da volta da ditadura, ele que foi eleito pelo voto.

Os 3 mil e dois patetas que saíram às ruas pedindo impeachment e intervenção militar, deveriam saber o que realmente significa uma luta. Deveriam saber que hoje eles podem sair falando o querem, com as faixas que querem, porque há 40 anos atrás teve gente que lutou por esse direito.

Deveriam saber que, se estivéssemos numa ditadura, como pretendem, já estariam presos e sendo torturados, se já não estivessem mortos, enterrados numa vala comum, sem identificação.

À espera de uma Comissão da Verdade...

Luta pela ditadura em meio à democracia



Nenhum comentário:

Postar um comentário