terça-feira, 19 de janeiro de 2016

A estranha carta a Chico Buarque

Por Fernando Castilho


Imagem: blog Léo Simões


''Fui motivado pelas mulheres que estão dando à luz nas calçadas, aos velhos sem atendimento nos chãos dos hospitais...”


Já se falou tanto sobre Chico Buarque que quase nem há mais o que escrever sobre ele, as ofensas que recebeu no Rio de Janeiro e os xingamentos que recebeu em rede social.

Bem, Mas ainda há mais um pouco.

Chico decidiu processar o antiquário e jornalista João Pedrosa após este ter postado no Instagram de Sílvia Buarque a mensagem “Família de canalhas!!! Que orgulho de ser ladrão!!!”

Pedrosa é anti-PT e como Chico Buarque apoiou e apoia Dilma Rousseff, mereceu dele o xingamento mesmo que não haja indicativo algum de que o compositor tenha passado a mão em qualquer quantia, seja ela pública ou privada. Por isso Chico o processa por calúnia e difamação.

Embora toda a unanimidade possa ser burra, Chico Buarque, pelo menos até surgir essa onda de ódio ao PT, era um artista sobre o qual pousavam toda a admiração e respeito, não só pela qualidade de suas letras e músicas, mas também pela capacidade de ter, durante a ditadura militar, conseguido driblar a atenta censura com letras sensíveis, sutis, inteligentes e corajosas que a truculência dos censores não conseguia relacionar com críticas ao regime.

Além disso, essas músicas se tornaram verdadeiros hinos de resistência por terem vencido o cerco e por injetarem ânimo naqueles que sonhavam com a volta da democracia.

Definitivamente Chico era e continua a ser de esquerda, numa demonstração inequívoca de coerência política. Ele é o que sempre foi.

Bem, Pedrosa capitulou. Ficou com medo do processo e escreveu uma carta ao Chico pedindo desculpas. A moda agora é escrever cartas.

Mas as justificativas revelam o quanto esse ódio ao PT, inoculado aos poucos pela grande mídia, torna qualquer um insensato e incapaz de ter uma compreensão que um jornalista, pela sua formação, deveria ter.

Ele diz: ''Quero crer que nós queremos a mesma coisa para os brasileiros por vias opostas, uma vida digna e próspera. A sua via é o socialismo, e a minha, o capitalismo.''

Ora, pela via do capitalismo, tudo estaria como nos tempos de FHC. Inflação alta, PIB baixo, reservas internacionais baixas, desemprego alto, corrupção impune, etc..

Mas péra! Nós estamos no capitalismo e não no socialismo!

Bem, os resultados todos inversos aos de FHC foram conquistados pelos governos Lula e Dilma ainda dentro do capitalismo, mas com uma visão social diferente.

''Fui motivado pelas mulheres que estão dando à luz nas calçadas, aos velhos sem atendimento nos chãos dos hospitais...”

Caro jornalista, se mulheres estão dando à luz em calçadas e velhos estão sendo atendidos no chão de hospitais, isto é descaso dos governos estaduais como o do Rio de Janeiro, uma vez que nunca se destinou tantos recursos federais à Saúde. E isso ocorria em muito maior escala no governo capitalista de FHC.

Essa carta é reveladora de como corações e mentes têm em sua frente uma nuvem densa que os impede de fazer uma leitura factual e racional do que acontece no país.

É por isso que as manifestações fascistas de ofensas em restaurantes, hospitais e até em velórios só fazem crescer.

Quem sabe, após esse processo, os língua-soltas mantenham a boca mais fechada.

Mas imagino que Chico, por sua serenidade, talvez desista do processo por perceber que Pedrosa é só mais uma vítima.


Atualização em 19/01/2016:
Chico Buarque mantém o processo contra Pedrosa




3 comentários:

  1. Na carta ele justifica o que fez! Então fica parecendo que o pedido de desculpas é única e exclusivamente para fugir ao processo. Aff, gente sem postura.

    ResponderExcluir
  2. Eu espero que Chico não desista do processo.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom seus textos. Passearei mais vezes por aqui.

    ResponderExcluir