quinta-feira, 5 de maio de 2016

Após a direita decepar o braço, restará a cabeça do PT?

Por Fernando Castilho





Há uma cena de Monty Python e o Cálice Sagrado em que o cavaleiro negro, após terem sido decepados todos os seus membros, ainda encontra forças para lutar através da sua fala. Resta saber o que sobra após o corte de sua cabeça.

Lembrei-me de uma cena do filme Monty Python e o Cálice Sagrado em que Sir Lancelot, ao encontrar o famoso cavaleiro negro, corta-lhe um braço e este ainda tem disposição de lutar com o outro.

Em seguida, é cortado o segundo braço, mas o cavaleiro negro insiste em lutar com as pernas.

Corta-se na sequência uma das pernas mas mesmo assim o homem não desiste.

Por fim, a última perna é cortada e nada mais resta a fazer do que usar de sua fala.

Humildemente defendo aqui minha tese de que um plano destinado a acabar com o PT e consequentemente com o que existe ainda de esquerda (ma non troppo), foi urdido ainda naquele longínquo 2005.

Tudo começou quando do episódio do mensalão.

Há várias polêmicas em torno do escândalo, mas de concreto o que existe é que duas lideranças emergentes poderiam significar a continuidade do partido no poder: Palocci e Dirceu. Este, com certeza, estaria se preparando para o cargo.

Sobre Dirceu vale afirmar que ele foi condenado sem provas, somente através do controvertido Domínio do Fato.

Há uma tese que afirma que todo partido político precisa ter mais de uma liderança importante para que sobreviva, pois quando seu nome mais expressivo morre, há forte tendência de acabar ou se enfraquecer. Foi assim com o PTB de Getúlio e com o PDT de Brizola.

E o fato é que, à maneira do cavaleiro negro, o PT, após perder dois de seus braços, ficou somente com a cabeça chamada Lula. Mas essa cabeça, de alguma forma, ainda conseguira criar um braço chamado Dilma, que lhe possibilitasse continuar na luta por mais alguns anos.

Mas esse braço nem de longe tinha a capacidade de atuar de maneira sincronizada com os estímulos que a cabeça lhe enviava. Era como aquela mão que se voltava contra seu próprio dono em outro filme, Dr. Fantástico, com Peter Sellers.

Mas era o que Lula tinha para o momento.

As forças que lutavam para derrotar o PT criaram toda uma operação midiática com o pretexto de acabar com a corrupção no país, imaginando que Dilma Rousseff fosse ser atingida. Não deu.

A presidenta, para espanto desse consórcio que fora formado para destruir a esquerda, era honesta...

Como a cabeça começou a se utilizar de seu grande poder de articulação (e todo mundo conhece o poder da língua), e como passou a aglutinar forças em torno dela visando as eleições de 2018, foi preciso então trabalhar em duas frentes.

Corta-se o braço e coloca-se uma corda no pescoço da cabeça.

O braço, ao que tudo indica, será inexoravelmente cortado nos próximos 180 dias.

Restará a cabeça Lula que pode a qualquer momento, dentro do estado de exceção em que ora vivemos, sem prova alguma de crimes, ser preso e impedido de disputar as eleições em 2018.

Sem a possibilidade de fazer crescer de forma rápida outro braço, o PT se desmanchará.
Será em cascata.

Senadores, deputados, prefeitos e vereadores se transferirão para outros partidos.

Vários mudarão sua convicção ideológica, afinal, o ser humano é assim mesmo.

Mas outros poderão migrar para outras legendas progressistas como o PcdoB ou o Psol, ou seja, uma pulverização.

De qualquer forma a esquerda sofrerá um baque muito grande.

Fica a esperança de novos braços surgindo, emergindo mesmo da crise, Jandira Feghali, Jean Wyllys, Gleisi Hoffmann e até mesmo Ciro Gomes.

A disposição das forças de direita em rapidamente impor políticas neoliberais que prejudicarão o povo, faz crer que poderá haver muita resistência da população que mais sofrerá com as medidas, porém, já começa a ser demonstrado a que essas forças vêm.

Os estudantes secundaristas estão ocupando escolas públicas e sendo duramente reprimidos pelas Polícias Militares em seus estados.

Em São Paulo, estudantes ocuparam a Assembleia Legislativa exigindo a aprovação da CPI da Merenda e também estão sendo reprimidos pela truculência de deputados da direita como o coronel assassino, Telhada.

E no Senado, a juventude faz uma ocupação na tentativa de impedir o desrespeito à Democracia. Mas será reprimida em breve.

Se a geração que lutou contra a ditadura militar já não tem a mesma força para a luta, os jovens (sempre eles) demonstram que poderá haver resistência.

Porém, o que mais assusta é a disposição da direita em retomar o poder, custe o que custar, inclusive vidas.

E se sonhávamos com uma intervenção do STF para fazer valer a Constituição e acabar com a palhaçada, será melhor acordarmos. Cunha deverá ser afastado da presidência da Câmara para dar alguma satisfação à população e mais nada. Acovardados e comprados.

Nosso futuro próximo será sombrio, já não tenho mais dúvidas.

Nossa esperança se reside na rapaziada.





Nenhum comentário:

Postar um comentário