Por Fernando Castilho
Como se esperava. Dilma caiu na pesquisa do Datafolha. 6 pontos.
Como se esperava. Dilma caiu na pesquisa do Datafolha. 6 pontos.
Enquanto
a pesquisa ainda estava nas ruas, o mercado financeiro já tinha
informação de sua queda.
Não
é pra menos: antes da pergunta sobre a preferência do eleitor,
havia outras 47 questões sobre todos os problemas que o país vive
hoje, vários deles causados não por incompetência do governo
Federal, mas sim de governadores e prefeitos, como aquela sobre a
insegurança. E não havia nenhuma questão que envolvesse boas
realizações, como Bolsa-família, Minha Casa Minha Vida, Pronatec,
PAC, menor
desemprego da História, etc.. Veja mais, abaixo em ''O Golpe da Pesquisa''.
Divulgado
o resultado, observamos que Dilma caiu de 44% para 38%.
Aécio
Neves permaneceu em 16%.
Eduardo
Campos subiu de 9% para 10%.
Ou
seja, Dilma cai e ninguém sobe. Ainda vence no 1° turno.
Mas,
para onde foram os 6% que ela perdeu? 1% foi para Campos, mas e os
outros 5%?
Para
descobrir a resposta, devemos lembrar das 47 questões prévias.
Muitas
pessoas, ao terminarem de responder às questões, deixam de se
sentir à vontade para expor seu voto ao entrevistador. São tantas
as mazelas elencadas no questionário, (e colocadas de forma a
responsabilizar Dilma) que o eleitor acaba por não se sentir à
vontade para expor sua preferência sua preferência.
Da
análise dos resultados deve-se ressaltar ainda que Lula foi colocado
em um dos cenários da pesquisa, em substituição à Dilma, obtendo
52% das preferências.
No
Uol de hoje, o colunista Fernando Rodrigues fala em movimento ''Volta
Lula'', defendendo que o empresariado de maneira geral prefere Lula a
Aécio: ''Muitos
empresários, banqueiros e agentes econômicos também pensam dessa
forma. Como são avessos ao risco, preferem a volta de Lula (com quem
já se acostumaram) em vez de arriscarem-se com um dos dois
candidatos de oposição que se apresentam no momento. Ou até pior,
dizem, ter de aguentar mais 4 anos de péssimo relacionamento com
Dilma. ''
Ora,
mas Aécio não tinha participado de um jantar com o empresariado do
país, e conseguido seu apoio? Será que só conseguiu comer e beber
bem?
A mídia quer Lula?
A mídia quer Lula?
Está
claro que esse apoio foi uma jogada. O capital tem se dado muito bem
no Governo Lula e também no Governo Dilma. Não tem de que se
queixar, como diz Luiza Trajano, dona dos Magazines Luiza, ou Abílio
Diniz, Presidente
do Conselho de Administração da
BRF.
Aceitando o fato de que as intenções da pesquisa não são lá nada éticas, mas supondo que seu resultado seja honesto, há lições a serem aprendidas com a Datafolha.
Ficou
claro que, embora a pesquisa tenha sido feita com o nítido propósito
de forçar a queda de Dilma e, ao mesmo tempo forçar uma subida de
Aécio, o resultado ficou aquém das expectativas, demonstrando que
os candidatos de oposição, pelo voto, não conseguirão bater
Dilma.
Após
a tabulação dos resultados, o que saltou aos olhos da imprensa foi
o alto índice de Lula. E agora pensam: Ei, e por que não ele de
novo?
No cenário com Marina, esta obtém 27% das intenções de voto e coloca Dilma no 2° turno. A partir de agora a pressão será grande sobre Eduardo Campos, forçando-o a colocar Marina como a candidata do PSB.
No cenário com Marina, esta obtém 27% das intenções de voto e coloca Dilma no 2° turno. A partir de agora a pressão será grande sobre Eduardo Campos, forçando-o a colocar Marina como a candidata do PSB.
De qualquer forma, daqui
pra frente todas as posturas da mídia e dos institutos de opinião
deixarão a ética de lado e mergulharão de cabeça nas mentiras e
na manipulação.
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