segunda-feira, 7 de abril de 2014

Mídia quer Lula?

Por Fernando Castilho

Como se esperava. Dilma caiu na pesquisa do Datafolha. 6 pontos.
Enquanto a pesquisa ainda estava nas ruas, o mercado financeiro já tinha informação de sua queda.

Não é pra menos: antes da pergunta sobre a preferência do eleitor, havia outras 47 questões sobre todos os problemas que o país vive hoje, vários deles causados não por incompetência do governo Federal, mas sim de governadores e prefeitos, como aquela sobre a insegurança. E não havia nenhuma questão que envolvesse boas realizações, como Bolsa-família, Minha Casa Minha Vida, Pronatec, PAC, menor desemprego da História, etc.. Veja mais, abaixo em ''O Golpe da Pesquisa''.

Divulgado o resultado, observamos que Dilma caiu de 44% para 38%.
Aécio Neves permaneceu em 16%.
Eduardo Campos subiu de 9% para 10%.
Ou seja, Dilma cai e ninguém sobe. Ainda vence no 1° turno.
Mas, para onde foram os 6% que ela perdeu? 1% foi para Campos, mas e os outros 5%?
Para descobrir a resposta, devemos lembrar das 47 questões prévias.
Muitas pessoas, ao terminarem de responder às questões, deixam de se sentir à vontade para expor seu voto ao entrevistador. São tantas as mazelas elencadas no questionário, (e colocadas de forma a responsabilizar Dilma) que o eleitor acaba por não se sentir à vontade para expor sua preferência sua preferência.
Não chega a mudar seu voto. Mas passa a se declarar indeciso, ou vota em branco.



Da análise dos resultados deve-se ressaltar ainda que Lula foi colocado em um dos cenários da pesquisa, em substituição à Dilma, obtendo 52% das preferências.

No Uol de hoje, o colunista Fernando Rodrigues fala em movimento ''Volta Lula'', defendendo que o empresariado de maneira geral prefere Lula a Aécio: ''Muitos empresários, banqueiros e agentes econômicos também pensam dessa forma. Como são avessos ao risco, preferem a volta de Lula (com quem já se acostumaram) em vez de arriscarem-se com um dos dois candidatos de oposição que se apresentam no momento. Ou até pior, dizem, ter de aguentar mais 4 anos de péssimo relacionamento com Dilma. ''
Ora, mas Aécio não tinha participado de um jantar com o empresariado do país, e conseguido seu apoio? Será que só conseguiu comer e beber bem?
A mídia quer Lula?

Está claro que esse apoio foi uma jogada. O capital tem se dado muito bem no Governo Lula e também no Governo Dilma. Não tem de que se queixar, como diz Luiza Trajano, dona dos Magazines Luiza, ou Abílio Diniz, Presidente do Conselho de Administração da BRF.

Aceitando o fato de que as intenções da pesquisa não são lá nada éticas, mas supondo que seu resultado seja honesto, há lições a serem aprendidas com a Datafolha.
Ficou claro que, embora a pesquisa tenha sido feita com o nítido propósito de forçar a queda de Dilma e, ao mesmo tempo forçar uma subida de Aécio, o resultado ficou aquém das expectativas, demonstrando que os candidatos de oposição, pelo voto, não conseguirão bater Dilma.
Após a tabulação dos resultados, o que saltou aos olhos da imprensa foi o alto índice de Lula. E agora pensam: Ei, e por que não ele de novo?
No cenário com Marina, esta obtém 27% das intenções de voto e coloca Dilma no 2° turno. A partir de agora a pressão será grande sobre Eduardo Campos, forçando-o a colocar Marina como a candidata do PSB.
De qualquer forma, daqui pra frente todas as posturas da mídia e dos institutos de opinião deixarão a ética de lado e mergulharão de cabeça nas mentiras e na manipulação.

E o jogo será cada vez mais baixo.

Cartoon: Pataxó
http://pataxocartoons.blogspot.jp/


Nenhum comentário:

Postar um comentário