A Operação Lava Jato poderia ser um ganho imenso ao Brasil. Porém, da maneira como está sendo conduzida, ao final, o saldo poderá ser mais negativo que positivo.
Sou
inteiramente a favor da Lava Jato desde que:
1 - Seja imparcial, convocando TODOS os citados em delações premiadas, independentemente de partidos políticos para depor.
2 - Se atenha estritamente ao cumprimento das leis, não procedendo à gravações de áudio desautorizadas, não exigindo conduções coercitivas sem os fundamentos legais e não mantendo suspeitos em prisão temporária por mais de dez dias.
3 - Puna os presidentes e diretores de empresas corruptas mas não impeça as empresas de continuar existindo, sob pena de destruí-las causando enorme desemprego e facilitando que empresas estrangeiras se lhes ocupe o espaço.
4 - Deixe de utilizar a mídia para vazamentos de conteúdos mantidos sob sigilo de Justiça, segundo conveniências de preferências político-partidárias de juízes e procuradores.
5 - Revele ao Congresso e ao povo brasileiros a relação entre a operação e os Estados Unidos, sob pena de desconfiança de espionagem e traição.
6 - Faça acordos de delações mais proporcionais e justos. Delatores como Alberto Youssef e Paulo Roberto da Costa, pegaram penas mínimas e as cumprirão em muito cômoda situação. Isto causa desconforto na população, que quer ver bandidos de colarinho branco cumprindo penas de verdade e não de mentirinha.
7 - Quando o juiz errar, como no caso dos dois diretores de uma das empreiteiras envolvidas, quando Moro condenou um deles à pena de prisão por 11 anos e depois um desembargador em 2ª instância o inocentou, venha a público inocentá-lo. Um desses diretores teve sua vida pessoal e profissional destruída devido ao erro do juiz Moro, que não pediu desculpas.
8 - Os juízes e procuradores parem de se considerar acima das leis. Ninguém pode ser.
9
– Seja totalmente transparente. Que se crie um Portal da
Transparência da Lava Jato.
Nenhum comentário:
Postar um comentário