sábado, 5 de abril de 2014

Justiça, mãe e madrasta

Por Fernando Castilho

Já falamos aqui neste blog sobre os dois pesos e duas medidas.
José Dirceu foi condenado sem provas, baseado na teoria do Domínio do Fato, somente.
Eduardo Azeredo, apesar de inúmeras e consistentes provas, teve seu processo enviado para o Tribunal de Minas Gerais em primeira instância, o que lhe garante recurso em caso de condenação. O processo levará anos e, com certeza, os crimes prescreverão.

Bem, expostas as tristes demonstrações de injustiça cometidas pela maior corte de Justiça do país, cabe agora analisar os desdobramentos:
Nenhum.
Isso mesmo! Nenhum! A mídia se calou. Os blogs progressistas se calaram. O PT se calou.
Como assim?

Ora, há explicações. A mídia sempre blindou o PSDB de toda e qualquer acusação. Não seria agora que deixaria de fazê-lo.
Os blogs pecam pela instantaneidade das notícias, deixando de continuar a acompanhar os fatos e insistir e pressionar. Repetem neste caso, a velha mídia que, logo após noticiar algo com estardalhaço, alguns dias depois deixam de acompanhar seus desdobramentos até que tudo seja esquecido.
Mas os partidos progressistas, cuja maior expressão é o PT, como reagem?
Não reagem.

A coisa fica assim: amorfa, sem cheiro, sem sabor, sem paixão. Onde está a paixão?
Permitir que a injustiça chegue a este nível é demonstrar que já se sente que a reeleição de Dilma está garantida e nada mais importa.
Ledo engano.
Além desta questão, há uma questão de ordem ética: a necessidade de se mobilizar e sair às ruas quando acontece uma injustiça destas contra um de seus maiores expoentes, cuja história se confunde com a luta contra as desigualdades sociais do Brasil: O Zé.
Por que o Movimento pelo Passe Livre saiu às ruas em junho?
Por que depois um contingente enorme de pessoas fez o mesmo, embora sem nenhum foco ou reivindicação mais específica? Embora manipulado pela mídia?
Por que as pessoas com consciência histórica saíram às ruas em 22 de março no Ato Anti Fascismo em contraposição à Marcha dos Patetas?
Por que agora as forças progressistas não saem às ruas contra esta injustiça?


Tá ou não tá na hora?

Cartoon: Pataxó



Nenhum comentário:

Postar um comentário