sexta-feira, 24 de outubro de 2014

O Aecista decepcionado

Por Fernando Castilho


Um fato inusitado aconteceu ao blogueiro ontem.
Estava dando uma sapeada no Facebook, quando um cara que não conheço entrou inbox e começou a falar comigo.

Assumiu-se como tucano desde criancinha, isto é, desde o começo da campanha, mas, passados alguns meses, já crescidinho, está revoltado com Aécio.

Não que esteja pensando em votar em Dilma. Muito pelo contrário.
Diz-se decepcionado com Aécio, depois que ele nos debates começou a dizer que o PSDB é o pai do bolsa-família, programa do qual discorda inteiramente.

Durante a conversa, com perguntas interessadas de minha parte, revelou-me que é partidário da meritocracia (pra variar), e por isso, não vê sentido nos programas sociais. Em todos, diga-se de passagem. É coxinha até a raiz dos cabelos.

Para ele, Aécio ao afirmar que vai continuar com os programas e, pior, melhorá-los, trai a confiança dos que, como ele, votariam no tucano para continuar as privatizações de FHC, inclusive da Petrobrás.

João, seu nome fictício (não revelarei seu nome verdadeiro, tá?) acha que a Petrobrás é hoje um antro de corrupção generalizada, inclusive por gente tucana. Se for privatizada, o Brasil se livra de um grande abacaxi. (continue lendo...)

Argumentei que o país saiu do mapa da fome da ONU, tirando 36 milhões de pessoas da linha da pobreza, mas isso não o sensibiliza. Esse pessoal tem que trabalhar, dar duro, como ele o fez para chegar onde chegou (diz-se pequeno empresário, não sei de que ramo).

Ao ter claro que João, embora decepcionado com Aécio, jamais votaria em Dilma, perguntei-lhe se não era então mais apropriado votar nulo.
Não, disse ele. Continuaria com o tucano.

Após hora e meia de conversa (estranhei, pois ao contrário de outros, João manteve uma conversa de bom nível, apesar das inúmeras discordâncias), com argumentos aqui e ali, consegui dele uma confissão: ele ''sabe'' que o candidato tucano é cafajeste, mau caráter, trafica droga, etc.. Sabe mais que muita gente que se diz de esquerda...

Foi aí que toquei se coração, digo bolso.
Indaguei se sua empresa teve prejuízos ou lucrou menos com os governos Lula e Dilma.
Olhem só o que me revelou.

Começou no final do governo Collor, contra tudo e contra todos. Comeu o pão que o diabo amassou. O Plano Real foi um alívio temporário para ele, pois diminuiu drasticamente a inflação. Mas lá pelo ano de 1999 (errou o ano, foi em 1997), com a crise dos tigres asiáticos, possuía alguns veículos por leasing, duramente afetados naquela época, tendo que chegar a pagar o dobro das mensalidades. Sobreviveu não sabe como. Com o primeiro governo Lula, a coisa ainda estava braba pra ele, mas no segundo governo, sua empresa começou a prosperar.

Hoje, orgulha-se de, pelo seu próprio esforço (jamais ele admite que o governo tenha feito sua parte), hoje estar em ótima condição financeira.

Argumentei tudo que podia para poder esclarecer que ele estava errado, porém tendo o cuidado de jamais desqualificá-lo, chamando-o de desinformado.

Ao final da conversa, perguntei novamente se não seria mais interessante então, votar nulo.

Para minha surpresa, João disse que durante a conversa já tinha tomado a decisão de anular o voto. Em Dilma, jamais.

O blogueiro conseguiu que João passasse os próximos dias antes do segundo turno, pesquisando mais e refletindo sobre seu voto. Disse que conversaria também com colegas seus, também decepcionados com Aécio.

Quem sabe não há várias pessoas na mesma situação de João?

Porém o que não revelei é que na opinião do blogueiro, Aécio Neves diz que vai manter os programas sociais da boca pra fora. Uma vez eleito (se for), colocará em prática sua política neoliberal, que é antagônica aos programas sociais.

Deixa o João sem saber disso.

Se Dilma vencer, será melhor pra ele, podem crer.

Coxinha decepcionado

Nenhum comentário:

Postar um comentário