quarta-feira, 22 de outubro de 2014

O futuro de Marina Silva

Por Fernando Castilho


Charge por Pataxó pataxocartoons.blogspot.jp
Marina entregando seu futuro à Aécio
Faltam 4 dias para o segundo turno da eleição presidencial de 2014.

Segundo a pesquisa Datafolha de 21 de outubro, Dilma Rousseff está com 52% e Aécio Neves com 48% das intenções de votos.

O blogueiro não está dando a eleição como definida, mas a se mantiverem estes índices, e se não houver nenhuma ''surpresinha'' dessas que acontecem na reta final, sempre plantadas pela mídia, a petista chegará à vitória no dia 26.

E Marina, como é que fica?
Marina Silva ao se filiar ao PSB para compor a chapa com Eduardo Campos imaginava que transferiria seu patrimônio eleitoral de 20% de eleitores conquistados nas eleições de 2010. Campos também apostava nisso. Não aconteceu, e o pernambucano não passou de 10% das intenções. (continue lendo...)


Morto Campos, Marina assumiu a cabeça de chapa, logo acumulando votos do ex-governador, dos descontentes, dos anti-petistas e daqueles que ficaram sensibilizados com o falecimento prematuro de Campos. Acumulou então 34%, empatando com Dilma em 3 de setembro pelo Datafolha.

O que se seguiu depois foi uma queda vertiginosa e constante, devido principalmente às suas inconstâncias e contradições, mas também aos ataques do PT em seu horário eleitoral. Perderia então a disputa no primeiro turno de 5 de outubro.

Pataxó
Marina se queixou muito dos ataques de Dilma, dizendo-se magoada, o que teria motivado sua decisão em apoiar Aécio, em cujo palanque havia prometido jamais subir.

Nisso, o blogueiro tem duas considerações a fazer.
Primeiro, se realmente ela se sentiu magoada a ponto de preferir um projeto que em nada beneficia a população mais necessitada do país, estaria provado que a ex-senadora coloca seus sentimentos acima dos interesses do Brasil.

Segundo, e é nisso que o blogueiro aposta, Marina Silva usou o pretexto da mágoa para tentar convencer seus seguidores da Rede Sustentabilidade, de uma decisão que já estava tomada de há muito. Tanto é que houve um racha no quase partido depois disso.

Marina condicionou seu apoio ao comprometimento de Aécio Neves com a adoção de uma política ambiental sustentável, a criação de um fundo para tentar solucionar os conflitos entre índios e produtores rurais e a desistência do projeto de redução da maioridade penal.

O senador espertamente só se comprometeu com os dois primeiros pedidos, uma vez que, por serem muito vagos, daria pra ir enrolando. Com o terceiro, nem pensar.

Mas a verdade é que Aécio se sentiu felicíssimo com o apoio de Marina, afinal, 21% não são nada desprezíveis. Imaginou que com pelo menos 15% somados aos seus 33%, bastaria para vencer no segundo turno.

Ocorre que, mais uma vez Marina decepciona. Não está sendo tão simples como Aécio esperava.

Após o racha na Rede, uma parte vota em Dilma, outra parte anula seu voto, e apenas um percentual pequeno vota no senador.

Após os debates, foram expostas ao eleitor outras faces de Aécio que não se conhecia. Ficou patente que ele usa da mentira mais abusada, mas que não passa despercebida pelo povo que está vendo as realizações da presidenta. E a lista de malfeitos se revelou tão grande que os marinistas e os indecisos estão fluindo para Dilma.

Como ficará Marina, na hipótese de derrota de Aécio?

Bem, a ex-senadora foi completamente desnudada.
Sua ''nova política'' mostrou-se a mais velha de todas: aquela que trai para conseguir benefício próprio.
Além disso, Marina ostenta agora definitivamente um perfil de direita. Indiscutível.

Voltará ela para a Rede, tentando se explicar, como aquele marido que saiu para comprar cigarros na sexta-feira à noite e só voltou na segunda?

Pode acreditar. Ela tentará.

E a Rede, a aceitaria de volta?
Podem acreditar. Há grande possibilidade disso acontecer.
Aos poucos, com muita hipocrisia de ambas as partes, a velha política haveria de se impor, e tudo voltaria a ser como antes,ou quase, pois conheço muita gente da Rede que sabe que foi enganada todo esse tempo e não quer vê-la nem pintada.

Marina poderá ainda ir para o ninho tucano, o que, após tudo o que aconteceu, poderia ser mais coerente para ela.

Torce desesperadamente pela vitória de Aécio, o que lhe pode garantir um ministério.

E quanto às palestras, que já lhe renderam um bom dinheiro antes da campanha?
Quanto valeria uma palestra de Marina hoje?

O blogueiro acredita que Marina está desvalorizada, ou alguém em sã consciência lhe pagaria bem para dizer que o Brasil precisa ser analisado à nível da História repaginada do continente americano?




Nenhum comentário:

Postar um comentário