terça-feira, 4 de agosto de 2015

Outra mácula vergonhosa na História foi produzida

Por Fernando Castilho


Como disse Miguel do Rosário no o Cafezinho, às vezes nos sentimos bipolares.

É verdade. No meu último texto considerei a hipótese de que ninguém seria louco de prender Lula sem provas concretas de seu envolvimento em corrupção, o que poderia causar uma convulsão social que não interessa a ninguém, nem a políticos, nem a empresários.

Pois bem, a prisão de José Dirceu muda tudo.

O fascismo não se impõe com luta armada. Impõe-se com o convencimento de corações e mentes, dia a dia, num processo mais ou menos lento. É o ovo da serpente sempre sendo chocado.

A mídia tem cumprido esse papel.

E agora assistimos boquiabertos a ousadia deste último lance. Mas este é justamente o modus operandi do fascismo. Um lance mais ousado do que outro, as pessoas assimilando o golpe, aceitando que Dirceu é realmente culpado através de ''provas'' tão fajutas quanto uma nota de 3 reais.

A empresa de consultoria de José Dirceu foi contratada para apresentar empresas brasileiras ao exterior, aproveitando o fato de que o ex-ministro tem boas relações em vários países da América Latina. O serviço foi feito e pago, as notas fiscais foram emitidas e os impostos recolhidos. Mas o juiz Moro quer um relatório que não existe. Por que haveria de existir?

Se não fosse isso, seria outra coisa. Por exemplo: os muitos livros que Dirceu leu na Papuda poderiam ter sido doados por uma empreiteira, então a Polícia Federal veria indícios de que foi dinheiro de propina que comprou os livros e o homem estaria preso da mesma maneira.

A julgar pelos comentários de leitores nos jornais, a prisão foi mais que acertada pois Dirceu hoje é o inimigo número um daqueles que foram preparados durante muitos anos para odiá-lo e ao PT.

Quanto àqueles que possuem uma visão racional, mais crítica e menos contaminada pela mídia, sentem-se sem forças para reagir, mais ou menos como naqueles tempos do crescimento do fascismo e do nazismo na Europa. Todo dia é dia de estupefação mas não de reação.

E a reação deveria primeiro partir do próprio governo federal. Bastaria uma sinalização forte por parte da presidenta e seus ministros, e os movimentos sociais, sindicatos, entidades de classe, intelectuais, artistas, OAB e por fim o povo, juntariam forças para dar um basta nisso.

A esquerda sonha ainda com o respeito ao Estado de Direito, que o STF enfim vá se pronunciar contra as arbitrariedades e as inversões daquilo que prega a Constituição. Barroso é um cara bom, Teori é um cara bom, Lewandowski é um cara bom. Mas estão quietinhos. Esse sonho pode se tornar historinha da carochinha, uma vez que o tribunal já deveria, se quisesse, ter barrado o juiz Moro. Pelo contrário, salvou Eduardo Cunha das garras do juiz, justamente o Cunha que deveria estar preso.

O maior risco agora é de, passadas mais algumas semanas, quando todos já tiverem assimilado a prisão de José Dirceu, ser anunciada a prisão de Lula. Mais um lance de ousadia do fascismo.

Será que teremos forças para reagir? Para colocar o Brasil de ponta cabeça?

Antes eu achava que o mercado se arrepia só de pensar nas consequências de uma prisão de Lula.

Hoje tenho minhas dúvidas.

A hora de reagir é já, sob pena de perdermos todas as conquistas sociais dos últimos 12 anos.

E amargarmos 4 anos de desmonte de tudo aquilo que mudou o país, com consequente volta aos 502 anos anteriores de domínio total do Brasil por sua elite conservadora.

Além de uma mácula vergonhosa na História.


Nenhum comentário:

Postar um comentário