quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

A corte suprema e seus bobos

Por Fernando Castilho

Aroeira

A corte suprema, apesar de manter aquele ar de sobriedade de quem realmente está a fazer a justiça sempre se colocar acima de objetivos políticos confessáveis e na maioria dos casos, inconfessáveis, está tão desmoralizada por seus bobos (de bobos não têm nada) que quem ainda mantém confiança nela mais bobo ainda é.




Depois da prisão a jato do senador Delcídio do Amaral, não há como não voltar a comentar sobre o malvado favorito da nação (ok, atualmente, pelo menos para mim, ele está cabeça a cabeça com o governador de São Paulo Geraldo Alckmin), o presidente da Câmara, Eduardo Cunha.

Como os juízes do STF passaram por cima até da Constituição para prender Delcídio porque o senador os citou nominalmente na gravação feita com o filho de Nestor Cerveró, Bernardo, há que se tomar alguns cuidados com eles, afinal, este blogueiro também não quer ser preso, apesar da hipótese de que algum deles leia a matéria seja remotíssima pela pequenez do blog.

Vamos lá então.

Referir-me-ei doravante a eles e a outros juízes como Pratic Zavascki, Noites Toffoli, Cravo Weber, Cármen Lúcifer e Gilmar Dantas, além de Manoel Barbosa. Assim eles nada perceberão, certo?

Pois bem, a corte, apesar de manter aquele ar de sobriedade de quem realmente está a fazer a justiça sempre se colocar acima de objetivos políticos confessáveis e na maioria dos casos, inconfessáveis, está tão desmoralizada por seus bobos (de bobos não têm nada) que quem ainda mantém confiança nela mais bobo ainda é.

Foi essa corte que, conduzida pelo bobo mais admirado do Brasil, Manoel Barbosa, condenou um réu sem provas, acabando não só com sua vida pública, mas também a de homem comum.

A ministra Cravo Weber foi quem se encarregou de proferir a sentença mais patética que alguém já ouviu num julgamento: ''embora não haja provas contra o réu, condeno-o porque a literatura jurídica assim me permite''.

Bem antes disso, Gilmar Dantas liberara dois habeas corpus (aquele mesmo instrumento jurídico que Delcídio na gravação dá como certo de se obter junto a Pratic, Noites e o próprio Gilmar) ao banqueiro Daniel Dantas do Banco Opportunity. Além disso, Gilmar concedeu também habeas corpus ao médico responsável por 43 estupros de pacientes, Roger Abdelmassih que escapuliu imediatamente para o Líbano.

Cármen Lúcifer condenou Delcídio não sem antes proferir outra pérola: ''o escárnio venceu o cinismo'', parafraseando a campanha de Lula em 2002: ''a esperança venceu o medo''. Jamais um ministro do STF poderia revelar sua posição política partidária pois isso o faz perder sua isenção em julgamentos futuros.

Bem, feita esta caracterização a jato de nossa instância jurídica maior, resta a pergunta: passado mais de um mês da revelação de que Eduardo Cunha (sem nenhuma alcunha) possui contas não declaradas na Suíça advindas de propinas da Petrobras e, mais agora com a denúncia de que André Esteves, então CEO do banco BTG Pactual pagou 45 milhões de reais para o deputado alterar uma emenda parlamentar que o beneficiaria, por que o STF não manda prendê-lo preventivamente?

Cunha ainda não foi nem deposto do cargo de presidente da Câmara.

O Conselho de Ética deveria decidir sobre sua cassação, mas manobras fizeram com que a reunião fosse pela segunda vez adiada.

Cunha tenta barganhar. Oferece a abertura de processo de impeachment contra Dilma Rousseff em troca de seu prosseguimento no cargo. Chantageia o governo e o PT tentando obter votos dos parlamentares petistas.

O presidente do partido já se definiu pela derrubada de Cunha, mas metade dos deputados, preocupados com a queda do governo, já se definiram em não cassá-lo.

Sobre a oposição cabem duas leituras possíveis:

1) Luta contra o tempo. Tenta desesperadamente fazer com que Cunha abra o processo antes de sua cassação. Depois serão favas contadas e ele sabe disso.

2) Prossegue na estratégia do senador Aloysio Nunes de sangrar Dilma até o fim do mandato, já que sabe que não terá o mínimo de votos para seu impedimento. Ou seja, perante a mídia, afirma estar contra Cunha mas por trás trabalha pela sua manutenção, já que como presidente da Câmara ele ainda será muito útil nas manobras para prejudicar o governo. Afinal a meta de Aécio é 2018.

O STF também parece estar aguardando a abertura do processo contra Dilma.

Depois que o deputado abri-lo, manda prendê-lo.

Assim ficará bem na fita com os manipulados pela mídia que não percebem a manobra.
Se antes torcia para o ano acabar, agora já percebo que ele só acabará mesmo em 2018.

Haja paciência...




Nenhum comentário:

Postar um comentário