terça-feira, 1 de março de 2016

Estará a Lava-Jato sendo conduzida por traquinas?

Por Fernando Castilho


Rafael Sanzio: Anjos



São impetuosos. São também afoitos a meter os pés pelas mãos com o objetivo de conseguir um troféu que pode alavancar carreiras de sucesso. E sendo afoitos, são também inconsequentes. Não sabem do perigo do formigueiro.


Como naquele dia em que José Dirceu prestou depoimento a um despreparado juiz Moro e a um procurador da Lava Jato que demonstrava muito nervosismo em sua fala típica de pessoa jovem, certos fatos que estão ocorrendo em torno de um possível depoimento de Luís Inácio Lula da Silva chamam a atenção.

Primeiro foi quando a imprensa divulgou que Lula seria intimado a depor. Na ocasião, rapidamente Moro desmentiu a notícia afirmando que o ex-presidente não era investigado na operação.

Mais tarde, Moro, depois de duas semanas de especulações por parte da grande imprensa, autorizou a Polícia Federal a instaurar um inquérito para apurar se empresas investigadas na Operação Lava-Jato pagaram por obras no sítio frequentado pelo ex-presidente em Atibaia.

Moro oficializou o vazamento seletivo ao publicar o despacho. Pouco tempo depois, o juiz divulgou um novo despacho, desta vez para dizer que o conteúdo fora “lançado automática e inadvertidamente” no site do TRF por um equívoco do Poder Judiciário, do qual ele, como juiz, é importante protagonista. Foi ''sem querer, querendo''.

Ao tornar público e a imprensa ter noticiado, prejudicou o sigilo e, portanto, não fez mais sentido mantê-lo. Com isso, Moro deu aval ao vazamento.

Por último, os promotores de Justiça Cassio Conserino e Fernando Henrique de Moraes Araújo, do Ministério Público do Estado de São Paulo, que suspeitam que o ex-presidente é o verdadeiro proprietário do tríplex do Guarujá, publicaram uma intimação à Lula para comparecer coercitivamente, isto é, à força se preciso fosse, para prestar depoimento no dia 3 de março.

Conserino é aquele que ''garantiu'' à revista Veja que conseguiria prender Lula.

A defesa de Lula e de sua esposa, Marisa Letícia, afirmou que o casal não comparecerá ao depoimento. A alegação é que o promotor infringiu normas do MP sobre a distribuição de processos e, por isso, não seria o promotor natural do caso. Prestarão então esclarecimentos apenas por escrito. Além disso, Lula protocolou um pedido de habeas-corpus para evitar a condução coercitiva.

O que Consentino queria era tão somente à exploração midiática do caso, um circo armado com fotógrafos e cinegrafistas mostrando o grande líder das massas, enfim de cabeça baixa, ladeado pelo japonês bonzinho da federal.

As fotos seriam então divulgadas ao mundo todo, com Consentino e Moro exibindo seu tão almejado troféu de caça.

Mas Consentino voltou atrás.

Não sei se após o discurso destemido de Lula na festa dos 36 anos do PT. Não sei.

O procurador alega que houve um equívoco na publicação. Como o ''sem querer, querendo'' de Moro.

Pode haver várias leituras para o que está acontecendo.

A mais simplória é que, como já ficou demonstrado, procuradores e juiz talvez ainda sejam jovens, portanto, impetuosos (o procurador da República, Deltan Dallagnol, por exemplo, tem apenas 34 anos). Sendo impetuosos, são também afoitos em meter os pés pelas mãos com o objetivo de conseguir seu troféu, que pode alavancar carreiras de sucesso. E sendo afoitos, são também inconsequentes, motivo pelo qual, podem estar, a cada ato impensado, estar sendo chamados à razão por alguém com muito mais experiência, talvez de dentro do STF...Afinal, mexer com o formigueiro requer precaução.

A outra leitura, mais complexa, envolve toda uma gama de atores, oposição, Judiciário, Polícia Federal e mídia num conluio bem orquestrado para, se não prender Lula, ao menos destruir sua reputação até 2018.

Então, podemos já ter claro que até 2018 as investidas e recuos poderão ser vários, afinal temos traquinas na Lava-Jato.

E a Constituição Federal, ora, esta restará esquecida em alguma gaveta, desnecessária e inconveniente que é. Junto com alguns chicletes mascados.

Vamos nos acostumando, pois.



Nenhum comentário:

Postar um comentário