sábado, 5 de março de 2016

Prisão de Lula. Será que vão pagar pra ver?

Por Fernando Castilho



Charge: Aroeira


Perdemos um tempo imenso na elaboração de uma boa Constituição a servir de guia para nossos atos, mas agora ela já não serve mais para nada. Não temos mais Constituição. Somos um país sem lei. E com a ética dos bandidos. De toga ou sem.


Amigos, é bastante difícil neste momento usar a razão para escrever este texto. É tanta sordidez, que à todo instante o fígado e o coração insistem em ser protagonistas.

Portanto, a charge que fala por si só, do Renato Aroeira, com um humor extremamente refinado, serve não só para ilustrar o texto, como também como um unguento.

Não é preciso descrever todos os detalhes do que fizeram com Lula. Tudo já foi publicado na grande mídia e nos blogs, ditos sujos.

O quadro é extremamente grave.

A condução coercitiva foi uma provocação do juiz Moro e tenho certeza que a mando da Rede Globo.

A mando mesmo, inclusive com possível ligação de seu presidente Roberto Irineu Marinho, com direito a um ''não perca tempo! Faça já!'' E não foi só porque Moro recebeu prêmio da Rede Globo, mas sim porque ele é lacaio da mídia e da oposição.

Lula mexera com uma abelha ao mencionar o tríplex dos Marinho e esta lhe deu uma ferroada vingativa.

A ferroada atingiu a parte posterior da jararaca mas a boca continua bem ativa. E como.

O ex-presidente é um animal político ferido. Virou fera. E usou seu urro justamente para inflamar a militância e uni-la ao seu lado.

Mas se a abelha não matou Lula, causou-lhe uma inflamação bastante dolorida.

A operação toda foi por demais espalhafatosa e repercutiu na mídia estrangeira onde foi recebida com espanto. Lula não é um ex-presidente mequetrefe, mas sim uma celebridade fora do país, tendo o reconhecimento de grandes chefes de estado.

Aécio Neves, o homem por trás do helicóptero com 450 quilos de pasta de coca, do aeroporto construído em terras do tio-avô e das 3 delações que impunemente já sofreu, apressou-se em afirmar que Lula é um caso de polícia. O chato dá dor de estômago.

Mas o que mais contribui para o surgimento de uma gastrite é ver uma multidão de pessoas que não são ricas, não fazem parte da chamada elite, que tiveram suas vidas melhoradas durante o governo de Lula, xingarem-no e exigirem aos berros sua prisão.

A mídia há muito tempo se tornou niilista. Não tardou para que toda uma turba também niilista fosse formada. Pior, na medida em que renegam a Democracia, tornam-se fascistas. Uma ralé, nas palavras de Hanna Arendt, como a que deu suporte a Hitler.

O STF, que deveria ser o guardião da Constituição, agora volta-lhe as costas e criminosamente a trai.

A alcunha com que a Nação sempre foi conhecida e, que pelo menos nos governos Lula e Dilma foi esquecida, volta agora com força total. Somos mesmo uma República das Bananas.

Perdemos um tempo imenso na elaboração de uma boa Constituição a servir de guia para nossos atos, mas agora ela já não serve mais para nada. Não temos mais Constituição. Somos um país sem lei. E com a ética dos bandidos. De toga ou sem.

Mas é preciso que uma luz comece a iluminar os passos desses moleques que agora se arvoram no direito de governar de fato o país.

Se Dilma fosse presa sem provas, teríamos certamente resistência, mas não tenho certeza de sua real eficácia.

Mas se Lula for preso, sem o devido processo, sem o devido julgamento, sem as necessárias provas, haverá um banho de sangue no país. Não estou exagerando, mas se alguém achar que estou, é bom começar a se alfinetar para verificar se está vivo.

Em 1954 o povo, em grande número de pessoas, saiu às ruas para manifestar sua revolta, mas só depois que Getúlio Vargas se suicidou. O fato estava consumado, nada mais haveria que se fazer.

Mas Lula não se suicidará. E ao contrário daqueles tempos, o Partido dos Trabalhadores, os sindicatos, os movimento sociais, a CUT, a FUP. o MST, todos já estão entrando em prontidão.

Se agora há uma crise econômica no país, que aos poucos vem se arrefecendo, se agora há uma crise política profunda, eleve-se essas crises exponencialmente e não saberemos o que acontecerá à Nação.

Moro, Globo, oposição e fascistas sentirão na pele a inconsequência de seus atos.

Gente com capacidade intelectiva menor poderá confundir com ameaça.

Mas será apenas a consequência natural dos fatos.

Com licença, vou tomar agora um remédio para o estômago.


Nenhum comentário:

Postar um comentário