domingo, 20 de março de 2016

A História registrará o dia em que voltamos a ser uma república das bananas

Por Fernando Castilho




Não podemos mais contar com o STF a garantir a aplicação da Constituição Federal. Já vivemos um Estado de Exceção e a aceitação deste fato nos ajudará a prever os desdobramentos daqui para a frente e a nos precaver deles.

Um buraco negro captura tudo que ultrapassa o chamado horizonte de eventos, mas mesmo assim, deixa escapar radiação.

Por mais que a situação tenha chegado a limites jamais pensados desde 1964, por incrível que pareça, há algo de bom que podemos extrair dessa história.

Pelo menos agora não ficaremos mais a esperar que a Constituição e o Estado de Direito ao final sejam respeitados. Que uma luz iluminará os rostos dos ministros do STF, encarregados de resguardar a Constituição ou que um anjo desça dos céus.

Não. Já vivemos num Estado de Exceção e a aceitação deste fato torna mais fácil prever os desdobramentos daqui para a frente sem que fiquemos indignados a todo momento, certo?

Antes, três advertências:

Não escrevo este texto como petista, mas tão somente como cidadão de esquerda que reconhece os avanços sociais advindos dos governos Lula e Dilma.

Reconheço que o governo Dilma vai muito mal, em grande parte pela sabotagem que lhe fazem a oposição e a mídia, mas como ela foi eleita democraticamente, sem que haja provas de crimes contra ela, teremos que aguardar 2018.

Com relação à Lula, o juiz Sérgio Moro teima em lhe atribuir a posse de um tríplex no Guarujá e um sítio em Atibaia. Como não há documento de não-posse ou ''escritura negativa de propriedade'', o ex-presidente deverá ser preso mesmo sem provas.

Pois bem, aqui vai uma sequência possível de desdobramentos advindos do que pode ocorrer nas próximas horas.

Quero deixar claro que escrevo este texto baseado em meu conhecimento da História do país e de minha experiência pessoal de vida, além de certa dose de intuição.

Não há como continuar a ser otimista e esperançoso em que a Justiça se faça. Não.
Lula deverá ser preso nas próximas horas. Não há mais dúvidas disso.

O fato de que Gilmar Mendes impediu irregularmente a posse de Lula como ministro, enviou seu processo de volta ao juiz Moro é altamente indicativo disso.

Poderão os otimistas e esperançosos dizer que os outros ministros da turma ainda terão que votar. Esqueça, isso só aconteceria se ainda houvesse normalidade jurídica. Não há mais.

Os ministros podem até se arrepiar, mas como disse Lula, estão acovardados.

Após a prisão de Lula, o impeachment passará como sabonete, lisamente. Mamão com açúcar.

Temer assume com a missão de conduzir o país à normalidade.

Alçado como o grande fator de união da Nação, se valerá da ajuda dos senadores José Serra e Aécio Neves para a condução segura da nave pela turbulência à frente.

E que turbulência. Uma verdadeira convulsão social. O PT, agora na condição de oposição, fará protestos por todo o país, mas as PM's dos estados governados por tucanos lhes arrancarão o couro. Haverá mortos e feridos mas nada será noticiado pela imprensa.

A mídia haverá de dar o devido suporte ao novo governo.

As primeiras medidas para contornar a crise serão euforicamente anunciadas por Sardenberg e Leitão no Jornal da Globo.

Eliminados Lula e Dilma, não haverá mais quem impeça o país de voltar a crescer. A bolsa disparará e as agências de risco poderão aumentar a nota do Brasil.

Enfim, o país entra nos trilhos e retoma o crescimento.

O próximo passo será a saída do Brasil do Brics, comemorada enfim por Obama.

We got it!!!

Em seguida Serra apresentará projeto transferindo toda a exploração do pré-sal para as Sete Irmãs.

I love my friends in Brazil!!!

Os blogs sujos, sempre combativos, por exigência da Globo, Folha, Estadão e Abril, deverão ser fechados por incitar a violência. Quem resistir será preso.

Os que saíram às ruas pelo impeachment exultarão, afinal a vida para eles continuará igual. Seus filhos continuarão matriculados em boas escolas e suas consultas continuarão a ser marcadas nos melhores hospitais. Continuarão a consumir freneticamente nos shoppings centers e a passear nas férias na Disney e em Miami. Que bom.

Mas como a crise econômica precisa ser combatida, será necessário que o novo governo corte gastos. Uma boa maneira será reduzir drasticamente o aporte de recursos no Bolsa Família, extinguir o Luz para Todos e o Minha Casa Minha Vida e paralisar obras ''superfaturadas'' como a transposição do São Francisco.

E como é imperativo retomar o crescimento, os executivos das maiores empreiteiras do país não poderão continuar presos pois erá necessário que se executem obras que gerarão empregos. O financiamento privado de campanhas voltará com força total.

Aumentos de gasolina, energia elétrica e gás não estão descartados, como ocorreu recentemente na Argentina.

O próximo passo será cassar o registro do PT a fim de evitar qualquer surpresa em 2018.

Com Lula e Zé Dirceu presos, não haverá quadros que possam recompor a esquerda. Que cada um vá pra sua casa e se finja de morto.

Enfim, este é um quadro negro de nosso futuro, mas não podemos simplesmente ignorá-lo como apenas um pesadelo distante.

O jornalista Rodrigo Vianna em seu blog Escrevinhador sugere que Lula se asile em alguma embaixada e de lá lidere a resistência e o contragolpe.

Acho a ideia muito pertinente neste momento, pois é absolutamente necessário que se preserve Lula pois sem o que ele representa não há como articular uma resposta.

Além disso, isso chamará a atenção da comunidade internacional para o problema e desmascarará o justiçamento que está em curso no Brasil.

Porém, se houver mandato de prisão contra Lula, este se tornará apenas bandido foragido, podendo ser extraditado da embaixada onde se asilou.

Talvez a única possibilidade seja, a exemplo de Edward Snowden, escolher a Embaixada de Rússia.

Putin com certeza manteria Lula em segurança pois o Brasil é peça por demais importante no Brics.


De qualquer forma, retrocederemos décadas em nosso desenvolvimento e voltaremos a ser uma república das bananas.

E um dia, daqui a algumas décadas ou mesmo anos, a História haverá de reservar um capítulo àqueles que não se conformaram com o resultado das urnas e traíram a Constituição. 

E filhos sentirão vergonha por seus pais terem sido golpistas.

3 comentários:

  1. É com uma dor imensa que corroboro cada palavra sua!

    ResponderExcluir
  2. Eu também corroboro, há meses falei no Blog da Cidadania que o Lula tinha que se asilar em país sem acordo de extradição (falei isso antes de anunciarem as investigações contra ele); se houvesse um na África por ex. (não sei) poderia continuar fazendo seu trabalho contra a fome naquele continente. Ele não terá julgamento justo, os argumentos jurídicos já aventados pelo MP-SP (Conserino) permitem condenar sem provas: "domínio do fato" e "cegueira deliberada". Lula é investigado há anos por todos, se tivessem achado provas consistentes (não sei se ainda surgirão, mas é questionável) já teria sido indiciado, já seria réu nesse momento. Precisam aniquilar Lula de qualquer jeito, não só por 2018, mas pelo pré-sal e para acabar com a oposição. Dirceu, o estrategista político, ficará preso e já está velho. Acontecerá o mesmo com o Lula. Eu não tenho ilusões.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não consegui assistir mais que uma sessão do julgamento do mensalão, de pejo de ver a execração pública e os impolutos juízes plutocratas elegantes e por vezes com risinhos irônicos. Parece que depois da AP470 o STF repensou essa questão de julgamento televisionado. Mas se fizerem assim, vai ser tudo o que querem - irão expor os telefonemas grampeados "n" vezes, todos os palavrões, etc. A execração pública do Lula, mesmo que não seja condenado, bastará para os plutocratas todos. Há um aspecto nisso tudo que tem que ser considerado: Lula "acordou" e abriu fogo contra a Globo. Se ele se mantém ministro e as coisas melhoram, tem chances para 2018. Por algumas de suas manifestações, se for eleito, creio que fará a regulação econômica da mídia e a Globo perde a hegemonia e monopólio. Acha que permitirão que a coisa chegue a isso?

      Excluir