quarta-feira, 9 de julho de 2014

Pera...Não perdemos, ganhamos!

Por Fernando Castilho


Amigos, perdemos a Copa.

Pera..., não perdemos. Ganhamos!

O Brasil ganhou o direito de organizar a Copa do Mundo em 2006, em meio a comemorações efusivas e entusiastas.

Um ano antes do evento, com obras de estádios, aeroportos e de mobilidade urbana atrasadas, a FIFA e a mídia conservadora do país passaram a atacar o campeonato, criando o clima de ''não vai ter copa''. Protestos aconteceram em todo o país.


Quando tudo parecia desmoronar, a Copa começou. E bem organizada, com estádios prontos, sem caos nos aeroportos, com segurança, etc..

O Brasil foi elogiado e reconhecido no mundo todo como competente para organizar o evento. Em pesquisa com jornalistas estrangeiros que já cobriram muitas edições, a nossa foi classificada como a Copa das copas. Um pontão para o Brasil.

E foi aí que ganhamos a Copa!

Não somos mais a República das Bananas. O Brasil é reconhecido no resto do mundo.

Na primeira fase, sofremos todos com o jogo contra o México, vencido nos pênaltis, num sufoco danado.
Mas nos classificamos.

E justamente contra a Colômbia, tida então como nossa mais forte adversária, perdemos Neymar, nosso craque maior e Thiago Silva, nosso capitão e ''xerife'' ao lado de David Luís.

Desfalcada, portanto, nossa equipe foi jogar com a Alemanha.
Jogamos mal, perdemos o jogo por um placar exageradamente elástico, que para alguns foi merecido, mas que para este blogueiro se deveu à imponderabilidade própria desse esporte em que tudo pode acontecer.

Digamos que a Alemanha estava no seu melhor dia. Lembram-se de quando ela empatou com Gana por 2 a 2? E o Brasil estava em seu pior dia. Mas quando em 70 meteu na final 4 a 1 na Itália, estava demais! Futebol é isso, imponderável.

Alguns disseram que nossa seleção é tão fraca que não merecia estar na Copa. Ora, se ela chegou entre os 4 maiores do torneio, é porque tem méritos sim.

Alguns que antes do campeonato criticavam o evento e integravam o bloco do ''não vai ter copa'', passaram a ir aos estádios para torcer. Mas quando o Brasil perdeu, passaram a vaiar, xingar e até a queimar bandeiras do Brasil. Hipócritas.

Outros se dizem humilhados. Que a derrota foi um vexame. Mas só se sentem humilhados aqueles que não tem altivez, que se sentem inferiores, que a cada derrota não tem forças para reagir.

Comentaristas estão dizendo que de há muito sabiam que não daria para o Brasil. Mas dizem isso somente após a derrota. Se o Brasil tivesse passado pela Alemanha ficariam calados.

Alguns diziam após o primeiro jogo contra a Croácia, que a Copa estava comprada. Calaram-se após a contusão de Neymar, e agora após a eliminação do Brasil.

Políticos se aproveitaram para criticar a Copa antes que ela começasse, fazendo uso político do evento, pois acreditavam no caos. Após confirmado seu sucesso, passaram a dizer que a presidenta fazia uso político da Copa (?).

Agora políticos, não pessoalmente, mas através de páginas no Facebook patrocinadas em segredo por eles, espalham posts insinuando e até mesmo afirmando que nossa derrota foi consequência do mal trabalho organizado pelo governo.

E as crianças, que torciam pelo Brasil, pela primeira vez, como ficam? Vocês pais, vão vaiar e xingar seu país na frente de seus filhos?

A todos esses, vira-latas, maus brasileiros, fascistas:
Os derrotados são vocês!

Provamos ao mundo que a nossa foi a Copa das copas.
O Brasil ainda é pentacampeão, ninguém tira isso de nós, a Alemanha é tri, podendo chegar a ser tetra. 

O mundo não acabou. A vida não acabou. Temos História e tradição. E venceremos novamente.

E em 2018 tem mais.
Estaremos preparados para a Copa da Rússia.


E se a Rússia não for capaz de organizá-la, o Brasil estará disponível.

Charge: Pataxó. pataxocartoons@blogspot.jp

Charge: Pataxó

Nenhum comentário:

Postar um comentário