sábado, 5 de julho de 2014

Muito estranha essa Copa

Por Fernando Castilho


Ufólogos afirmam que naves alienígenas sobrevoaram o Itaquerão na abertura da Copa do Mundo do Brasil. Anteriormente, em 2012 por ocasião dos Jogos Olímpicos de Londres, teriam feito a mesma coisa, interessados que estavam naquele espetáculo de luzes.

Se foi verdade, ninguém sabe, uma vez que nada foi investigado, ou se foi, ninguém há de saber, com exceção de alguns.

E aí pode estar a explicação pelo grande número de fatos estranhos que vem ocorrendo na Copa do Mundo. Eles podem estar interferindo na lógica dos acontecimentos, e se divertindo a valer com isso.


É certo que em todas as copas sempre aconteceu um ou outro fato estranho, como a de 1966 em que as seleções africanas promoveram um boicote, além de Pelé, em 1962, ter sido duramente atingido por um adversário, saindo prematuramente do evento. Ou a de 1998 na França, quando houve o ''apagão'' de Ronaldo, eliminando o Brasil frente a dona da casa.

Mas agora parece que há um recorde de situações no mínimo estranhas.

Primeiro foi o surgimento do movimento ''não vai ter copa'', justamente no país do futebol, pentacampeão, e que não sediava o evento há 64 anos.

A mídia escrita e falada se atirou de cabeça nesse movimento, ávida que estava por um fracasso na organização, o que atingiria mortalmente a presidenta Dilma em seu propósito de se reeleger, e de quebra faria seu candidato Aécio Neves subir artificialmente nas pesquisas.

Fato também considerado estranho foi um grupo de torcedores vip, vários dos quais ganharam ingressos, xingarem com palavrões a presidenta durante a abertura da Copa, justamente quem viabilizou o espetáculo a que eles foram assistir. Além de deplorável, um non sense total.

Com o início dos jogos, revelou-se que o evento foi bem organizado, quase sem falhas, elogiado pela imprensa mundial, tido como o melhor da história, o que fez a nossa mídia capitular diante da realidade.

Após o primeiro jogo do Brasil, vitória de 3 a 1 contra a Croácia, jornalistas enxergaram como simulado o pênalti legítimo sofrido por Fred, o que motivou o surgimento de insinuações do tipo: ''Dilma comprou a Copa''.

Na fase de grupos cairiam seleções tidas como favoritas ao título: Espanha, Inglaterra, Itália e Portugal!

Terminada a fase de grupos, ao perceber que não adiantava insistir no ''não vai ter copa'', a mídia resolve sugestionar o torcedor, induzindo-o a desacreditar a equipe brasileira, agora tida como a grande zebra do mundial. Não faltaram comentaristas e torcedores elogiando seleções estrangeiras e criticando a brasileira. Na maior cara dura passaram a elevar à quinta potência o choro natural dos jogadores após a sofrida vitória contra o Chile. Agora, dissimuladamente, nas entrelinhas, é o ''não vai ter hexa''.

Aí, providencialmente para a imprensa, pelo menos, cai um viaduto (!) em Belo Horizonte, construído pela prefeitura local, o que causou 2 mortes! Em que pese que a relação do ocorrido, com a Copa se dê somente pelo fato de o viaduto ser uma das ligações com as obras de mobilidade urbana do Mineirão, a mídia noticiou a tragédia como quem exibe um troféu, dizendo: ''bem que avisamos''.

E agora, quando a seleção brasileira encarava com brios a Colômbia, até então tida como intransponível (embora seja freguesa antiga), vencendo por 2 a 1, eis que Neymar, o mais hábil atacante do Brasil, aquele que precisa da marcação de três adversários, é colocado para fora da Copa por um lance impensado de um jogador colombiano.

Virão mais fatos estranhos até o final?

Um deles seria, agora contra os prognósticos mais sensatos, já que o Brasil não joga com Neymar e Thiago Silva, a vitória contra a forte Alemanha.

E depois disso, outra vitória, possivelmente contra a Argentina na final, nuestros hermanos, o que nos daria o título, arrancado a fórceps, contra tudo e contra todos.

E aí, ETs, se vocês estão mesmo interferindo na sequência normal dos fatos, que tal fecharem com chave de ouro, nos dando essa mãozinha?

Ah! Nem precisa, estamos todos fechados com pensamento positivo. Vai Brasil!







Nenhum comentário:

Postar um comentário