segunda-feira, 7 de julho de 2014

O ovo da serpente já está estalando?

Por Fernando Castilho


Obviamente é uma parcela pequena da população. Na sua grande maioria, o povo brasileiro é de boa índole, pratica a generosidade e sabe ser tolerante.

Mas essa pequena parcela tem feito muito barulho ultimamente. E quando pouca gente faz muito barulho, dá a impressão que representa muita coisa. É como a mídia que sugeriu aos torcedores estrangeiros que não viessem ao Brasil porque seriam assaltados. Como se todo mundo no país fosse bandido.


Pra falar só no âmbito da Copa:
Primeiro foram os xingamentos do VTNC contra a presidenta Dilma Rousseff. Chefe de Estado, eleita democraticamente, com longa e sofrida história de vida e, sobretudo, acima de qualquer suspeita, jamais deveria ter que ouvir os impropérios junto a sua filha e a outros presidentes que acompanhavam a abertura da Copa do Mundo no Brasil. Ainda mais tendo ela viabilizado o evento para que essa turma vip (?) pudesse assistir.

Lembram-se de quando o lateral esquerdo do Brasil, Marcelo marcou um gol contra, frente a Croácia, na estreia do mundial? Algumas pessoas buscaram, lá da parte mais enrustida de sua personalidade, o racismo latente que tentam esconder nas redes sociais, ao publicar fotos de cachorrinhos fofinhos e belas frases retiradas dos salmos, e xingaram sem dó o jogador, de macaco, preto sujo, e outros termos impublicáveis.

Antes da partida contra o Chile, parte da torcida, que convenhamos, não é aquela típica dos jogos do Brasileirão, vaiou para todo o mundo ver, o hino nacional de um país. Muito grave e totalmente incivilizado isso.

No jogo contra a Colômbia, Juan Zuñiga cometeu uma terrível falta contra Neymar, tirando-o da copa das copas. Poderia, ante a violência da jogada, até ter retirado o brasileiro definitivamente do futebol. Poderia até ter sido pior.


Zuñiga deveria ter sido expulso do jogo e afastado da Copa pela arbitragem e pela FIFA, que tem legitimidade para fazê-lo, mas isso não aconteceu.

Então alguns torcedores resolveram fazer justiçamento contra o homem. Novamente pelas redes sociais, repetiram não só os xingamentos feitos contra Marcelo, mas, ainda mais que isso, fizeram ameaças a ele e à sua família, que nada teve a ver com o triste episódio. É nisso que dá âncoras de telejornal despreparados sugerirem ao Brasil todo que se faça justiça com as próprias mãos.

Mas o que este blogueiro acha mais terrível é que um jornalista de uma grande rede de televisão, no tweeter, pregue a violência como fez André Forastieri, ao dizer que torcia por uma contusão de Neymar, e ao pedir ao jogador: ''quebra o fêmur aí, garoto!'' Veja mais aqui
Mais indignação ainda ao ver o número de pessoas que curtiu o post.


No seu blog, Forastieri depois comentou: ''Dá um certo prazer sádico que o Brasil vá encarar o restante dessa Copa sem Neymar. Ele foi ungido a cara do nosso futebol, o garoto propaganda da brasilidade. É um símbolo da nossa dependência de jeitinho, ginga e emoção. ''

É assustador pensar que essa minoria está fazendo tanto estrago nessa Copa. Pode ser o tal ovo da serpente chocando? Estaria o Brasil caminhando para momentos difíceis na sua História novamente?

Pode parecer que não, alguns dirão que isso não representa nada. Mas o que causa preocupação realmente foi o fato de que a mídia aceitou e absorveu serenamente a entrada maldosa de Zuñiga.

Em fase final da Copa do Mundo no Brasil, seria normal que comentaristas esportivos (e como tem no Brasil, não ?) exalassem por todos os poros a costumeira, de outras copas, brasilidade. Seria normal vê-los esbravejando a sua indignação, exigindo a necessária punição a Zuñiga.

Mas não foi o que vimos.

Estaria o ovo já estalando?





Nenhum comentário:

Postar um comentário