terça-feira, 29 de março de 2016

Hora de temer o fim da Democracia?

Por Fernando Castilho





Observai! Eu vos envio como ovelhas entre os lobos. Sede, portanto, astutos como as serpentes e inofensivos como as pombas. E, acautelai-vos dos homens; pois que vos entregarão aos tribunais e vos açoitarão nas suas sinagogas.
Jesus de Nazaré

Um amigo, ao curtir um artigo de um site no Facebook me marcou e me chamou a atenção.

O site em questão é o InfoMoney, especializado em notícias sobre tudo aquilo que envolve dinheiro, aplicações financeiras, investimentos, bolsas de valores, etc., ou seja, não se trata exatamente de um site de esquerda, certo?

E qual era a manchete?


Estranho?

Estranho também que meu amigo não é de esquerda e tem se manifestado discretamente em discordância às minhas postagens contrárias ao golpe contra a presidenta Dilma.

Ao ler todo o texto percebo que enfim o site e meu amigo acabaram por perceber que a Democracia está em jogo no país. E que isso é muito perigoso.

O Brasil levou vários anos após o fim da ditadura para demonstrar ao mundo um mínimo de consolidação democrática de suas instituições. Isso atraiu os investimentos estrangeiros necessários ao desenvolvimento que se seguiu principalmente nos dois governos Lula e no primeiro de Dilma.

Embora seja sabido que neste período de crise são justamente os bancos que estão ganhando mais dinheiro, é importante considerar que, aliada a uma crise econômica mundial, uma instabilidade política que afete as instituições democráticas afugentará mais e mais investidores internacionais. E ninguém quer perder dinheiro, certo?

Vejamos.

A operação Lava Jato, com a prisão de alguns empreiteiros já causa grande prejuízo financeiro ao país, mas talvez este seja, como dizem, um mal necessário à purificação do sistema político.

Na sanha por prender Lula, o juiz Moro cometeu crimes que demonstram claramente quão frágil ainda é nossa Democracia. Pior, muita gente o idolatra justamente por isso.

O STF demonstra acovardamento frente às investidas arrojadas e heterodoxas (para usar de eufemismos) do juiz Moro e do ministro Gilmar Mendes que impede que Lula assuma a chefia da casa Civil. Parece que Lula tinha razão, afinal.

O juiz Moro mandou recolher a lista da Odebrecht que contém nomes de 316 beneficiários com doações, onde constam nomes de caciques tucanos como Aécio Neves, José Serra e grande parte dos que compõem as comissões que julgarão o pedido de impeachment de Dilma, inclusive o presidente da Câmara, o bandido Eduardo Cunha.

Dilma não cometeu nenhum crime nem é investigada. O processo se dá pelas pedaladas fiscais que não constituem crime de responsabilidade, como já ficou demonstrado.

Caso Dilma seja impedida, quem assume irregularmente é Michel Temer.

Acho que é aqui que começa a preocupação do InfoMoney.

A disputa por cargos vai parecer briga de piranhas por carne jogada ao rio. Vão até se morder para isso.

Mas a cereja do bolo fica por conta mesmo da convulsão social que se seguirá.

A esquerda, e não é só o PT, junto aos movimentos sociais, sindicatos, MST, juristas, artistas, intelectuais, professores, etc., não deixará esse governo espúreo se edificar.

Instabilidade social com prisões, quebra-quebras e sangue, além de desgoverno é tudo que esse pessoal que ''trabalha'' com investimentos não quer.

Por fim, sinto que, assim como esse meu amigo começou a perceber que tem muito mais caroço nesse angu e que sua estabilidade pode estar ameaçada, muita gente também já começa a se sentir enganada pela mídia e questiona o que está acontecendo.

Nunca acreditei muito nos comentários que são publicados na Folha de São Paulo logo abaixo das notícias, uma vez que 90% deles sempre foram contrários ao governo e ao PT, inclusive demonstrando muita ignorância sobre os fatos.

Mas recentemente isso tem começado a mudar.

Grande parte dos comentários agora passa a questionar a Folha sobre uma perseguição à Lula, principalmente pela pequenez das denúncias sobre o barquinho e os pedalinhos do sítio em Atibaia.

Outros questionam sobre um certo desejo mal disfarçado da Folha em apoiar Eduardo Cunha, o bandido para que este derrube uma presidenta honesta.

Então, qual a conclusão?

Grande parte daqueles que querem ainda o golpe odeiam Lula, Dilma e o PT. Não falta para isso preconceito e ódio de classe. São os fascistas verdadeiros que defendem volta da ditadura, etc..

Outros são pessoas que entraram na onda, foram bombardeados diariamente pela mídia golpista e nunca haviam questionado nada.

Mas não são burros. E agora se sentem otários.

Fizeram algumas conexões neuronais e agora passam a questionar o PIG
.
E após o 31 de março, esse número vai crescer, podem crer.



Um comentário:

  1. Infelizmente, penso que, em caso de impeachment da presidente Dilma Roussef, a convulsão social será tenazmente repelida pelo Exército Brasileiro, em nome da manutenção da ordem. Não se enganem: o neoliberalismo virá para valer e seus métodos se revestem de grande autoritarismo e repressão. Tudo será feito "em nome da ordem". Deus nos ajude!!!!

    ResponderExcluir