domingo, 9 de agosto de 2015

Paulo Cavalcanti: O PT e a carta sobre cegos, endereçada àqueles que enxergam

Por Paulo Cavalcante, do blog do paulinho


Meus Caros Amigos,

Quero aqui, sem muitas "analogias" abordar, três fatos que julgo, assim digamos, como dizia o velho treinador de futebol, Mário Jorge Lobo Zagalo,:
"muito exxtranho, muito exxtranho" - no seu jeito peculiar de falar.
  1. Quarta-feira (05/08): Aloyzio Mercadante (PT) e ministro chefe da Casa Civil, propõe, um "acordo supra partidário", com o PSDB, elogiando a vivência administrativa dos tucanos, e chamando-os à governabilidade conjunta - Mercadante reconhece erros do governo, elogia PSDB e propõe 'acordo suprapartidário' - . leia AQUI
  2. Sexta-feira (07/08): O jornal O Globo, publica um editorial, criticando duramente o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB), e oferece "sustentação" - ao governo da presidente Dilma -Em editorial surpreendente, Globo acusa PSDB de inconsequente e pede esforço pela governabilidade de Dilma - leiaAQUI
  3. Sábado (80/08) - A revista Veja, desiste do golpe, e pede não ao impeachment -"Razões contra o impeachment" – leia AQUI
O que aconteceu nesta semana?

Petistas empedernidos, foram pegos de surpresa, eu aquele elemento, "especialista em nada" - cheguei à conclusão de que, literalmente, levamos uma bolada nas costas.

Alinhavando os fatos, tirando a prova dos nove, me pergunto: o que levou Aloyzio Mercadante, do alto de sua empáfia que é parte de seu DNA, a sair de sua letargia que o acompanha, desde que assumiu o cargo de ministro chefe da Casa Civil, chegar com as calças arriadas, propondo um armistício? E o pior, elogiando o PSDB, cuja única bandeira apresentada até agora, foi dar um golpe, uma vez que não reconheceu os resultados das urnas até hoje!!!!

No dia, seguinte, ninguém menos que a Globo, escreve um editorial, como se nada tivesse acontecido de anormal até aqui, e novamente, assume seu papel de
"protagonista" do poder. Qual foi a negociação? Qual foi o preço? Afinal, não existe almoço grátis!!! Será que Dilma sucumbiu à divida de impostos sonegados pela emissora? Ou será que o governo federal, e seu ministro da Casa Civil, agora viraram aliados da família Marinho e aqueles velhos 95% de verbas publicitárias, irão irrigar novamente os cofres falidos da velha "vênus platinada", como era chamada nos anos dourados a emissora?

De quebra, no sábado, a revista Veja, também desembarca do impeachmant e ameniza seu veneno semanal, e me vem com um matéria, do
Roberto Pompeu de Toledo, que era chamado por Roberto Civita de "príncipe do colunismo brasileiro" – intitulado "Razões contra o impeachment", onde faz uma defesa velada à sustentação de Dilma no governo......Aí tem meus camaradas!!!

Inegavelmente, está sendo muito difícil, para a elite brasileira, e parte das elites internacionais, suportar o PT no comando do Brasil, e há um movimento claro de apear o partido, e se livrar de seu projeto de pelo menos 20 anos no poder. Mas, quanto custou essa movimentação toda, desta semana? Você sabe? Nem eu!!!!


Hora da auto-crítica e correção de rumos

O PT, pagou o preço por acreditar que operaria um sistema, que foi utilizado pela elite deste país, durante 5 séculos, e tiraria de letra. Subestimou a experiência do inimigo, numa seara pantanosa, cujo mais imbecil dos operadores, montava e desmontava um relógio no escuro, com uma luva de box nas duas mãos.


Um outro erro grave, foi o que comentou um amigo meu, na semana passada, dando conta de que, os movimentos sociais, foram praticamente desmontados, pois suas lideranças, foram todas para a máquina do governo, uma vez, que no entender dessas lideranças, era humilhante, ter ajudado a eleger o governo do PT, ser petista, e não estar no governo. Resultado, nas horas de crises institucionais como essa, onde estão os movimentos? Órfãos de pai e mãe, e suas lideranças, todas nos gabinetes, dentro da burocracia de uma máquina ordinária e perdulária, que em nada contribui para organizar as massas.


Papel de Lula, candidato em 2018

Me pergunto: Até onde, Lula participou disso tudo? Será que foi atropelado pelos fatos? Com a anuência de quem, Aloysio Mercadante operou essa movimentação? Até aqui isso tudo só se assemelha de fato, a uma bolada nas costas do próprio Lula. Sem precipitações, esperamos ver tudo isso esclarecido, uma vez que tanto a militância, quando a sociedade em geral, precisa entender o que houve, e as razão dessa verdadeira guinada política que acontece, quando o navio está há 800 metros de bater nas pedras.




(*) Sobre o título, o autor é Diderot, nascido na França em 05/10/1713 – faleceu em Paris em 31/07/1785. Em 1749 escreveu: “Carta sobre os cegos endereçada àqueles que enxergam” – e em 1751 – escreveu: “Carta sobre os surdos e mudos endereçada àqueles que ouvem e falam”

Um comentário:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir