segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Roberto Amaral e Marina Silva, quanta diferença...

Por Fernando Castilho


Roberto Amaral, resignado
Dois episódios interessantes envolvendo pessoas muito diferentes, que, por alguns meses pareceram iguais, aconteceram ontem.

Quando, logo após a morte de Eduardo Campos, Marina Silva procurou o PSB para se colocar como alternativa à cabeça da chapa para disputar o posto maior da República, o novo presidente do partido socialista, Roberto Amaral, teve que engolí-la a contragosto.

O episódio lembrou muito Guerra nas Estrelas quando o menino que mais tarde viria a ser Darth Vader foi apresentado ao conselho de Jedis, sob o olhar contrariado do mestre Yoda, alguém se lembra? Dispensável esta metáfora? (continue lendo...)

Pois bem, ao longo de toda a campanha assistimos a transformação de Marina Silva em alguém muito diferente daquela que se apresentava como a ''nova política''.

A candidata, chamada às falas por Silas Malafaia, teve que retirar de seu programa os avanços em relação às políticas LGBT.

Seu programa de governo na área econômica, não teve sua participação. Está na cara.
Marina foi usada por economistas neoliberais e Neca Setúbal, que não hesitaram em infiltrar seus projetos no plano, ousando até em defender a independência do Banco Central.

Um programa claramente de direita. E Marina se viu na impossibilidade de renegar seu próprio programa. Teve que se adaptar à nova situação.

Roberto Amaral teve que ouvir uma reprimenda e um alerta do Prof. Moniz Bandeira acerca do erro em insistir com a candidatura de Marina. 

Prof. Moniz Bandeira
Espremido entre seus pares que, por motivos puramente eleitoreiros e nada republicanos, se aproximavam cada vez mais dos tucanos, Roberto Amaral aguentou, por fidelidade ao partido, até onde deu.

Encerradas as apurações do primeiro turno, o PSB apressou-se em definir sua posição por Aécio Neves.

O quase partido de Marina, a Rede Sustentabilidade, passou a defender o voto em branco, nulo ou em Aécio, alguém entendeu? Tudo, menos Dilma Rousseff.

Racha na Rede, pois ainda há por lá quem mantenha posições de esquerda.

Racha no PSB, pois expoentes do partido como a senadora Lídice da Mata, (BA), o senador Antonio Carlos Valadares (SE), Bruno da Mata (Secretário da Juventude), Joilson Cardoso (secretário sindical) e Kátia Born (AL), resolveram apoiar Dilma Rousseff.
A deputada Luíza Erundina (SP) foi contrária ao apoio ao tucano, mas não declarou seu voto.

Roberto Amaral e Luíza Erundina
Marina Silva correu atrás de Aécio Neves para apresentar-lhe suas condições para o apoio. O tucano se escondeu o quanto pode, forçando a ex-senadora a adiar sua decisão.
As condições eram: desmatamento zero (um absurdo sem tamanho devido à sua impossibilidade. Aécio até que poderia ter aceito essa), demarcação de terras indígenas (isso já vem sendo feito no governo Dilma, embora lentamente), fim da reeleição (que o tucano defende somente para 2022) e cancelamento da proposta de redução da maioridade penal.

Aécio aceitou quase tudo, claro, tranquilo. Menos a condição que envolve a redução da maioridade penal. Leia aqui

E é aí que o bicho pega. Somente por isso, Marina TINHA que recusar o apoio ao tucano. Esse é um divisor de águas, típico projeto da direita mais feroz que existe no país.

Mas Marina aceitou. E pior, afirmou que sua decisão é ''inteiramente coerente'' com a renovação da política que ela defende.

Em junho, apenas 4 meses atrás (!), a ex-senadora havia afirmado que não subiria num palanque tucano em ''hipótese alguma''.

Há um racha na Rede. E a responsável é a sua guru, Marina. Talvez o partido nunca mais se viabilize. Culpa da Dil..., digo da Marina!

O presidente do PSB, numa carta dura, onde lembra a liderança de Miguel Arraes, decide apoiar Dilma Rousseff. Critica o PSB por ter esquecido seu programa socialista, apoiando um candidato da direita. Nas próximas eleições à presidência do partido, Roberto Amaral deverá ser defenestrado pela gangue liderada por Márcio França e Beto Albuquerque. 


Marina Silva é falsa, sem coerência, uma pessoa sem caráter, e traidora.

Roberto Amaral é verdadeiro, coerente, tem caráter e não traiu seus princípios.

Quanta diferença...
Os que votam em branco ou anulam seu voto por serem contrários à velha política, já têm um exemplo de dignidade a ser seguido.

Sigam o exemplo de Roberto Amaral!


A nova direita

Nenhum comentário:

Postar um comentário