quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Aécio ainda é o plano A da mídia?

Por Fernando Castilho


A mídia desistiu de Aécio. Dá pra acreditar?

Aécio Neves ontem teve que se reunir com aliados e convencê-los de que não vai renunciar à campanha.

O boato surgiu devido à queda do candidato nas pesquisas. Daí passou-se a cogitar em um apoio do PSDB à Marina Silva já no 1° turno, enquanto que o tucano assumiria a disputa ao governo de Minas Gerais.

O plano teria lógica, pois Minas é um dos três estados onde os tucanos teriam um pé fincado. Mas lá quem lidera as pesquisas é Fernando Pimentel do PT, já que o tucano Pimenta da Veiga não decola. Se os tucanos perderem Minas, ou até outro estado, virarão partido quase nanico.


A ideia não é impossível, pois em política essa palavra não existe. Vejam que antes da morte de Eduardo Campos, ninguém ousaria dizer que a acreana hoje estaria empatada, pelo Datafolha, em 34% das intenções de voto com Dilma Rousseff. Diria que é improvável.

Pesquisa Ibope Governo de Minas
Primeiro porque se Aécio desistir agora, será chamado de covarde, de fujão, e dificilmente emplacaria em Minas.

Segundo porque não há tempo para isso. A questão da logística é bastante complexa. Todo o material de campanha de Pimenta da Veiga já foi confeccionado. E as estratégias de marketing já foram todas definidas. Custaria muito mudar isso agora, e não haveria tempo hábil. Além disso, o risco de Aécio perder em Minas é grande, e ele não o correrá.

Bem, Marina Silva, segundo o Datafolha, vence Dilma no 2° turno.
Daí vem uma pergunta: a mídia e o mercado financeiro abandonaram Aécio?

No entender do blogueiro, não. E não se trata de nenhum exercício de previsão futurológica baseada somente em intuição. Nem de chute.

O PSDB é muito importante para eles. Segue-lhes fielmente a cartilha.

Mas Marina também não está seguindo, haja visto seu plano de governo?
A ex-senadora segue o script mas não é confiável. Não tem maioria no Congresso para governar, é instável e manipulável a todo momento, não se define entre direita e esquerda, quer juntar PT e PSDB, ambientalistas e agronegócio...enfim, trata-se de um remédio com inúmeros efeitos colaterais. E mesmo que os tucanos passassem a apoiá-la, imaginem a confusão com Rede, PSB, PSDB e DEM juntos?

A mídia e o mercado (exceto George Soros) não querem a instabilidade que isso pode gerar, afinal, apesar de quererem a saída do PT, estão vivendo um bom momento, com o país estável, inflação dentro da meta, investimentos estrangeiros aportando, etc..

Em última instância, até a manutenção de Dilma acaba sendo mais interessante...

Bem, se mídia e mercado não querem Marina, o que fazer? Do jeito que as coisas estão, ela vence.

Ainda há um mês pela frente. Um mês em que muita coisa pode acontecer.
Um escândalo de grandes proporções bem explorado no Jornal Nacional e nos jornalões pode aniquilar Marina e fazer com que Aécio vá para o 2° turno com Dilma. Depois se verá o que fazer.

Será que a mídia tem algo e ainda não soltou? O avião de Campos e sua queda ainda não foram explicados. Pode ser por aí.

Repararam que Aécio no debate do SBT concentrou fogo em Dilma, como se fosse ele a ir com ela para o 2° turno?

Aécio ainda é o plano A.









Um comentário:

  1. Fernando, muita pertinência, nessa linha de raciocínio. Agora, vamos aguardar os efeitos das tais "denúncias" da Veja, que até aqui, me parece que a "montanha pariu um rato" - pois como sempre, Veja faz o serviço sujo, pautando o resto, aí a coisa ganha conotação de assunto sério. Embora tenha muito de verdade na puxada de novelo. Interessante, é a história do delator, ter sido preso, em março, e agora, há 3 semanas das eleições, aparecem com essa "novidade". Vamos aguardar. abs

    ResponderExcluir