segunda-feira, 15 de setembro de 2014

O Programa de Marina é um trabalho escolar?

Por Fernando Castilho

Charge por Pataxó pataxocartoons.blogspot.jp


Pataxó charges e caricaturas
A Rede Sustentabilidade, o partido que Marina Silva estava criando para chamá-lo de seu, durante meses promoveu reuniões e encontros com a nata dos sonháticos.

As discussões sobre como governar com sustentabilidade, com uma nova forma de fazer política, com uma visão mais humanista de governo, muitas vezes enveredavam noite adentro. E acho que isso deve ter sido muito legal.

Mas um belo dia, quando viu que não conseguiria registrar seu partido a tempo, pois os sonháticos estavam ocupados, não em ir às ruas coletar assinaturas para a fundação do partido, mas em sonhar, Marina Silva ''deu uma saidinha para fumar'' (brincadeira, nem sei se ela fuma) e não mais voltou.

De repente apareceu nos braços de Eduardo campos do PSB, mandando ao pessoal da Rede, uma banana. Mas eles não interpretaram esse gesto e continuaram no seu rabo de saia.


Assim como acontece nas seitas, quando o grande líder é pego em um ato contraditório à sua maneira de se conduzir, os fieis são rapidamente convencidos pelos mais próximos de que tudo não passou de um engano, ou que tudo foi feito para se alcançar um bem maior no futuro próximo.

Marina havia cometido sua primeira traição à Rede.

Após a morte de Eduardo Campos, as traições ao pensamento dos sonháticos foram se sucedendo sem parar.

Embora tenha dito que respeitaria os três dias de luto, apressou-se logo dois dias depois, em procurar a cúpula do PSB, para se apresentar como a melhor alternativa para a sucessão do pernambucano.

Depois sorriu para as câmeras no velório, disse frases incompreensíveis, mentiu, renegou Chico Mendes, disse que sempre foi a favor dos trangênicos, que governaria junto com o pessoal do agronegócio, que combate o PSDB e o PT, para depois uní-los no seu governo, que vai criar o comitê de busca aos homens bons, que os militares ajudaram na democratização do país, etc., etc., blá, blá, blá!

Seu programa de governo foi lançado, e o que vimos?
Um programa neoliberal até a raiz dos cabelos.

Em 24 horas, pressionada por Silas Malafaia, mudou o programa no que diz respeito às liberdades LGBT.

Esperava-se avanços na questão do aborto, mas não. Tanto aborto como descriminalização da maconha devem passar por um plebiscito. E certamente não serão aprovados, que é o que ela quer. Até hoje os sonháticos se perdem em discussões, onde alguns reclamam e outros a defendem. Ninguém mais se entende.

Na área econômica, seus gurus André Lara Rezende e Eduardo Gianetti (com Neca Setúbal no cochicho) capricharam. Superaram-se ao propor a autonomia do Banco Central e a redução da meta de inflação quase que por decreto, para 4,5%, que certamente serão extremamente danosas ao país, a ponto de poder gerar no 2° ano de governo, revoltas e instabilidade, uma vez que irão para o beleléu as políticas de redução do desemprego e os programas sociais. Quem não acredita, que pense um pouco.

Foram copiados e colados parágrafos inteiros dos programas de governo de FHC e de Lula, evidenciando que, na condição de não saber o que escrever, talvez tenha sido mais fácil, ou menos trabalhoso, copiar e colar.

Querem dar força à terceirização. Todos sabemos aonde isso vai dar, não? Os direitos trabalhistas tão arduamente conquistados, estarão em xeque a partir dessa proposta.

Na questão energética, então, o programa é risível de tão primário.
Não querendo desmerecer os estudantes de ensino médio, os quais eu prezo, pareceu ao blogueiro que os autores não são da área e nem se preocuparam em pesquisar, mesmo que fosse na Wikipedia, para poder escrever sobre isso com um pouco mais de propriedade. Parece um trabalho escolar, porém alguns destes são melhores.

Por exemplo, não considerar o pré-sal como prioridade não só para geração de energia, mas também para matéria-prima das indústrias e como gerador de recursos para educação (75%) e saúde (25%), parece sonho juvenil de quem quer mudar o mundo somente por querer mudar. Ouviram dizer que o petróleo gera fumaça e fumaça e feio.

Querer substituir nossa matriz energética, a mais apropriada para o Brasil, já que o país dispõe de recursos hídricos enormes, por energia solar, propondo instalar no telhado de cada casa, placas de celulas voltáicas, é de uma patetice sem igual.
Essas placas somente conseguem suprir uma porcentagem da necessidade de energia elétrica de uma casa. Além disso, são muito caras e requerem manutenção constante. A energia eólica já conquistou espaço de 11% no Brasil. Pode aumentar, mas vamos devagar, pois as hélices necessitam de muito espaço aberto em locais de muito vento. Se eles não sabem disso, deveriam contratar uma consultoria na área.

No começo pensei que era má intenção mesmo dos sonháticos, elaborar um programa de governos desses. Hoje, pelo que acompanho de discussões nas redes sociais, percebo que é primarismo mesmo. Gente totalmente sem formação nas mais diversas áreas trabalhou nesse plano.

E todos vão querer cargos nas administração, caso Marina vença. Nunca o método de tentativa e erro terá sido utilizado como num governo Marina Silva.
Já pensou?






Nenhum comentário:

Postar um comentário