segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Aqui é a terra dos democratas!

Por Fernando Castilho



Charge: Latuff


As demonstrações do crescimento do fascismo, não só em São Paulo, mas também em outras praças do Brasil, são de meter medo em qualquer um que preze os valores democráticos conquistados a tão duras penas.

Desde o fim da eleição presidencial de 2014, com a vitória de Dilma Rousseff, basta alguém sair às ruas de camisa vermelha, para ser molestado por revoltados on e offline.

À princípio imaginado como passageiro, parece que o fenômeno não para de crescer, insuflado diariamente pela grande mídia que não cessa de tentar implicar somente petistas, no escândalo de corrupção da Petrobras, ao mesmo tempo que protege os tucanos e demos, igualmente ou mais envolvidos.

Em tempos de crise econômica, mesmo que não tão forte como pretende a mídia, o fascismo sempre é ressuscitado, como na charge de Latuff.

Há chance de volta da ditadura?
O blogueiro pensa que não, uma vez que as Forças Armadas se pronunciam contra o golpe. Além disso, a democracia, ainda que jovem, se constitui em porto seguro para investimentos externos ou internos, desenvolvimento de negócios, instituições fortes, etc.. Não acho que a estrutura que se montou no país nesses anos após a queda do regime deseje a instabilidade política e econômica novamente.

O mais alarmante e triste realmente, é o comportamento psicótico dos impeachloides do chamado tucanistão, a cidade de São Paulo. A intolerância e o ódio que vêm sendo implantados há anos por colunistas raivosos de jornais, revistas, TV e rádio, interferem na capacidade de análise e reflexão, como se fossem uma espécie de programação à que eles não conseguem resistir. Percebam, pelos vídeos, que se comportam quase que como zumbis, olhos estalados, expressão raivosa, berros...

Mas se antes bastava uma camisa vermelha para ser agredido pelos raivosos, agora não.

O ex-ministro da Fazenda, Guido Mantega foi agredido verbalmente dentro do Hospital Albert Einstein e durante um jantar num restaurante. Pelo menos as pessoas que o hostilizaram no restaurante foram interpeladas judicialmente e tiveram que lhe pedir desculpas.

O ex-ministro Alexandre Padilha também foi hostilizado em um restaurante em São Paulo.

A própria presidente Dilma foi xingada por dois brasileiros na Universidade de Stanford nos Estados Unidos.

Até o defunto do ex-ministro José Eduardo Dutra não foi poupado em seu velório em Minas Gerais.

No aeroporto de Fortaleza um homem organizou os xingamentos a João Pedro Stedile, líder do MST.

Mas a cereja do bolo foi o barraco na Livraria Cultura.

O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, acompanhado de seu secretário de Direitos Humanos, Eduardo Suplicy, participava de uma sabatina da rádio CBN, quando um grupo de manifestantes começou a gritar ''SUPLICY, VERGONHA NACIONAL!''.

Gente, o Suplicy, o homem que não mata mosquito!

Por que o Suplicy e não o Cunha?

Suplicy completou em 2014, 23 anos de legislatura sem ter nenhum processo contra si.

Embora reconhecido pela honestidade e pela ética, não se reelegeu ao Senado pois os paulistas preferiram José Serra, este sim, envolvido em alguns processos, inclusive o do trensalão que a mídia não comenta.

O secretário tentou ainda conversar com as pessoas, mas os gritos o impediam. Então, preferiu se retirar.

Durante a manifestação, uma das pessoas mais exaltadas, uma tal de Celene agrediu um rapaz com soco inglês enquanto berrava ''NÃO ME EMPURRA, NÃO!'' O rapaz, meio atônito, tentava argumentar que ele não a empurrara, mas a cada tentativa ouvia mais berros.

Fechou a bagunça com chave de ouro: ''AQUI É A TERRA DOS COXINHA!'' (sic)

Descobriu-se mais tarde que a senhora fora candidata em 2012 à prefeitura de São Lourenço, Minas Gerais, pelo Psol!

Na sua página no Facebook, circulam alegremente em selfies Reinaldo Azevedo, a esposa do juiz Sérgio Moro da Lava Jato, Aécio Neves e outros tucanos.

É no mínimo curioso que a Celene, embora seja proprietária de um hoteleco 1 estrela no Espírito Santo, tenha sido candidata em São Lourenço e viaje o tempo todo pelo Brasil hostilizando petistas. Quem a sustenta?

Outro fato curioso é Haddad e Suplicy terem caído na arapuca da Livraria Cultura.

O fato de passar por sabatina da CBN deve ser encarado como normal e democrático. Mas é estranho que não tenha sido no estúdio e sim num lugar bastante frequentado...

Sérgio Herz, o dono da Livraria Cultura, é tucano de carteirinha e feroz opositor do PT e de Dilma Rousseff.

Parece que tudo não passou de coisa armada para que se criasse o constrangimento.

Suplicy afirma que foi a primeira vez que o hostilizaram pois sempre foi recebido com carinho em todos os lugares. Não é homem de processar quem o agride verbalmente. Mas deveria.

Haddad tem o dever de investigar a armação de que foi vítima e processar os responsáveis. 

Embora no vídeo um homem brade que está exercendo sua liberdade de expressão, há que se respeitar a Constituição que garante que todo cidadão tem o direito de ir e vir e frequentar lugares públicos sem ser molestado.

O Ministério Público tem o dever de investigar esses grupos que vão crescendo sem ser incomodados. Começam sem agredir fisicamente, mas logo passarão a fazê-lo. Aí pode ser tarde.Se vai dar em alguma coisa, não se sabe, mas o simples fato de não deixar barato e dar alguma dor de cabeça aos descabeçados já é alguma coisa.

É preciso agora, a cada hostilidade, que se processe os responsáveis para mostrar que não se tolera o fascismo.

Se o ovo da serpente chocar, ficará incontrolável.

Daí, não haverá mais o que fazer.

Foi o que aconteceu na Alemanha de Hitler, em Portugal de Salazar, na Espanha de Franco...





Nenhum comentário:

Postar um comentário