segunda-feira, 3 de outubro de 2022

Lula x Bolsonaro - Um país fraturado

Por Michelle Meneses


Foto: Fernando Rabelo.  A bandeira em farrapos. Pernambuco, Brasil, 2017.


O discurso Fascista e radical encontrou solo fértil em uma sociedade Escravocrata, Cruel, Preconceituosa, Elitista e Conservadora.


A Onda Reacionária que inundou o Brasil mostrou toda sua força nas Eleições 2022.

O PL partido de Bolsonaro fez a maior bancada na Câmara dos Deputados e no Senado Federal; em muitos estados também fez a maioria das bancadas no Legislativo.

Como explicar a Força do Bolsonarismo?

Com fortes pautas ideológicas de costumes, com muita desinformação e fake news, o Bolsonarismo construiu uma realidade paralela, levando muito MEDO ao povo brasileiro com informações distorcidas e muitas mentiras.

Essa combinação perigosa de medo, desinformação, eleitores sem compromisso com o voto e também com um forte apelo antipetista e religioso, mostrou toda a força do Bolsonarismo, num país claramente dividido entre Reacionários e Progressistas.

Como entender e explicar que 686.000 brasileiros perderam suas VIDAS para a Covid19 no Governo Bolsonaro, com a pior gestão na mais grave Crise Sanitária do país e o ex Ministro da Saúde General Pazuello foi o 2° Deputado Federal mais VOTADO do Rio de Janeiro!

Isso é incrivelmente absurdo !!

Será que o Eleitor não entendeu o que aconteceu no Brasil?

Será que o Eleitor vota sem responsabilidade e compromisso?

Será que o Eleitor perdeu o senso de solidariedade?

Em São Paulo, o ex Ministro Ricardo Salles, Inimigo do Meio Ambiente teve MAIS que o DOBRO da Votação de Marina Silva, defensora incansável das causas Ambientais, sendo reconhecida internacionalmente por sua luta em defesa da Amazônia e dos demais biomas brasileiros!

Ambos foram eleitos Deputados Federais.

Como isso pode acontecer num país que se diz ” Defensor do Meio Ambiente “?

São muitas contradições nessas Eleições.

A Falta de Consciência política do Eleitorado é muito visível e preocupante.

A extrema-direita se firmou no Brasil, isso é um fato inexorável!

“Deus, Pátria, Família e Liberdade”

O discurso Fascista e radical encontrou solo fértil em uma sociedade Escravocrata, Cruel, Preconceituosa, Elitista e Conservadora.

“Um fascista é alguém com profunda identificação com um determinado grupo ou nação em cujo nome se predispõe a falar, que não dá a mínima para os Direitos de outros e está disposto a usar os meios que forem necessários- inclusive a violência- para atingir suas metas.”
( Trecho do Livro ” Fascismo – Um Alerta”)

A economia pífia, a precarização do trabalho, a violência, a fome, a miséria, a educação e saúde destruídas foram temas que pouco tiveram peso na Escolha do Eleitor em seus Representantes políticos.

Precisamos fazer uma profunda e séria reflexão sobre ” Qual Brasil, Qual Povo” emerge da Tsunami Reacionária que varreu o país.

Um país Fraturado, Dividido e Perdido é o local perfeito para a instalação de uma Ditadura.

Tempos Difíceis e Sombrios!



Michelle Meneses é advogada, cientista política e colunista da Tribuna da Imprensa Livre

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário