sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Rápidas impressões sobre o debate

Por Fernando Castilho


Dentre os sete, os três melhores, Dilma e Luciana, duas mulheres
Não há tempo para uma análise cuidadosa desse debate da globo, o último antes das eleições, visto que agora os fatos se desenvolvem muito rapidamente. 

Por isso vão aqui impressões rápidas que o blogueiro teve dos candidatos à presidência do Brasil, no debate da globo, por ordem alfabética:


Aécio Neves: cínico, manipulador, mentiroso (valendo-se do dito popular de que, uma mentira repetida mil vezes, passa a ser verdade), aproveita-se da falta de memória de parte da população e da deficiência do ensino de História no país. Penso que, para quem mente o tempo todo, não deve ter sido difícil, por exemplo, dizer que distribuirá remédios gratuitos, sabendo que estes já são distribuídos há muito tempo.

Eduardo Jorge: não fedeu nem cheirou. Em alguns momentos, levantou a bola da oposição. Descompromissado por estar fora da disputa, desta vez não foi só engraçado, como também não contribuiu muito para o debate. Cobrou compostura de Levy quanto à defesa da homofobia, mas quantos aos grandes, nada. Pareceu buscar um acordo com Aécio depois das eleições.

Everaldo: fez debate claramente combinado anteriormente com Levy Fidelix e Aécio Neves, atacando sempre Dilma Rousseff e levantando a bola para Aécio. É linha auxilar do PSDB. Preconceituoso como Levy Fidelix, são irmãos em armas. Não conhece nada de leis, de como as coisas funcionam dentro de um governo, enfim, só leva uma grana pra falar mal do governo.

Dilma: atacada por todos, óbvio, visto que é governo, procurou defender-se. Em alguns momentos, não foi muito bem, um pouco tensa. Em outros, matou a pau. Em alguns momentos, gaguejou. Altiva, demonstrou total domínio do que acontece no governo. Realista, não fez promessas que não pode cumprir.

Levy: preconceituoso ao extremo, quase um nazista, representa a ala da extrema direita do PSDB que não se assume. Fez dobradinha com Everaldo e Aécio contra Dilma. Cita números que lhe vêm aleatoriamente à cabeça. Assim como Everaldo, também leva uma grana do PSDB, e é uma pena que estivesse no debate.

Luciana: a mais honesta. Demonstrou ter independência com relação aos outros candidatos. Defendeu suas posições e mostrou as contradições de todos. Parecia até que está bem colocada nas pesquisas. Ótimo desempenho.

Marina: entre os três maiores postulantes ao cargo, a mais primária, a mais despreparada. Uma verdadeira decepção para os sonháticos. Para quem é minimamente informado, dá para peceber as mentiras e venenos que disputaram seu tempo de fala. Lembra muito a serpente de Mogli. Confunde a independência dos três poderes, não distingue a diferença entre autonomia e independência do Banco Central e demonstra não ter lido seu próprio programa de governo. O blogueiro não compreende por quê ainda está na disputa.

Está fácil decidir.

Um comentário: