domingo, 21 de junho de 2015

Os republicanos na terra dos aéticos

Por Fernando Castilho


A República 
Sabe aquele velho sonho de acabar com as desigualdades sociais, raciais, sexuais e demais? Aquele desejo de mais igualdade social, mais justiça para todos, mais oportunidades? Pode esquecer.

Embora não tendo conseguido ainda erradicar a miséria no país, o Brasil até que vinha bem.

Em apenas 12 anos avançou-se muito mais no campo social que em 500 anos de Brasil.

Mas falta muito, muito ainda. E vai continuar faltando.

Teremos esse sonho interrompido, podem ter certeza.

Está mais do que claro, e isto este blogueiro já vinha alertando em outros textos, que todos os setores mais importantes da sociedade, do Executivo, do Legislativo, do Judiciário, da Polícia Federal, etc., estão totalmente aparelhados pela direita.

Os nomes estão todos escalados como num time de futebol.
No Executivo, Joaquim Levy e Kátia Abreu.
No Legislativo, Eduardo Cunha e Renan Calheiros.
No Judiciário, Gilmar Dantas, digo, Mendes e Sérgio Moro.
No Ministério Público, os procuradores que xingavam Dilma no Facebook durante a campanha eleitoral.
No TCU, Augusto Nardes.
Na mídia, Globo, Estadão, Folha e Abril.
E tem também os gandulas, Lobão, Kataguiri e Revoltadão.

Todos se comportam como peças bem encaixadas e lubrificadas de uma mesma engrenagem criada para destruir nossos sonhos.

Para essa máquina, 12 anos já foram demais. É preciso voltar ao passado, quando essa plutocracia é quem mandava no país.

É preciso, em nome do combate à corrupção, prender todos os responsáveis por criar mecanismos de combate a essa mesma corrupção, tenham eles culpa ou não. Essa corrupção que há 12 anos atrás era muitíssimas vezes maior, mas mantida totalmente longe dos olhos da população, com todo e qualquer pedido de investigação solenemente arquivado e fim.

Quem são os culpados por esse estado de coisas?

A direita cumpre seu papel. É o que se espera dela. Para conseguir seu intento, não hesita em mentir, dissimular, fingir.

Mas o que se esperaria das vítimas, Dilma, Lula e o PT?

O que destruírá Dilma e Lula é sua maldita teimosia em serem republicanos.

Ser republicano se tornou a panaceia para todos os males.

Faltou combinar com o outro lado, a direita, que jamais se comporta republicanamente.

Senadores da direita, todos implicados e respondendo a processos na Justiça, decidem ir à Venezuela para se encontrar com dois presos políticos que cometeram atos terroristas, um inclusive causando a morte de 43 pessoas!

E Dilma o que faz? Empresta um avião da FAB, com combustível pago pelo contribuinte, mesmo em tempos de ajuste fiscal, para a empreitada dos senadores.

Republicana, podem crer.

Por acaso a mídia em manchetes nos jornais enalteceu esse ato republicano de Dilma?

Tava na cara que Aécio e sua turma estavam em busca de um incidente que pudesse criar um factoide. E aconteceu. Levantaram a bola e a mídia tratou de cortar. Ponto!

Criado o incidente internacional, Dilma a republicana, através do Itamaraty, tratou de repudiar o ocorrido que teria colocado a comitiva em risco.

Não tenham dúvidas de que Aécio, Caiado et caterva devem estar dando grandes gargalhadas neste momento.

Lula deu independência à Polícia Federal e ao Ministério Público, em mais um gesto republicano. Palmas para ele.

Estaria certo, caso os outros também fossem republicanos. Mas como não são, estão criando os meios para prendê-lo. E ele próprio já sabe disso, como reconheceu. Marcelo Odebrecht que recentemente participou de jantar com FHC e Alckmin e Otávio Azevedo da Andrade Gutierrez, foram presos exatamente para que o juíz Sérgio Moro tente obter uma simples citação de Lula. Qualquer coisa já basta.

O fato de alguém ser delatado não significa que há provas contra ele e tecnicamente não haveria motivos suficientes para uma prisão. Mas não mais estamos no Estado de Direito. As regras jurídicas não valem para Moro, haja vista a prisão de Vaccari já há dois meses.


"Resta pegar a estrela principal no firmamento governista", diz a Veja desta semana, que também aponta Lula como "o ponto de convergência entre corruptos e corruptores". É de se notar que Moro sempre prende alguém às sextas-feiras, data do fechamento da edição de domingo, numa tabelinha de fazer inveja a Pelé e Coutinho.

Dilma, republicanamente, durante debates eleitorais na televisão, disse sobre a corrupção na Petrobras, que não iria restar pedra sobre pedra.

Claro, seriam todas atiradas nela.

A Polícia Federal só investiga as delações que possam citar ou envolver nomes do PT. O juíz Sérgio Moro só faz perguntas aos interrogados que tenham a ver com nomes do PT.

Nada que envolva o PSDB ou o PMDB tem valor. Nada sai na mídia. Mas ainda somos obrigados a ler que o PT não teme as investigações sobre doações a partidos porque estas também levarão a nomes do PSDB. Meninos ingênuos.

Moro mantém empresários presos para extorquir-lhes a confissão que deseja: Lula está no esquema.

Dilma quando esteve presa na época da ditadura, mesmo sob tortura não entregou seus companheiros. Será que os empresários aguentarão mais alguns meses sem falar, mesmo que seja mentira? Daqui a pouco delatarão até suas mães, se Moro assim o quiser. 

Esqueçam as manifestações pelo impeachment de Dilma e a marcha dos bobocas a Brasília. Aécio também não fala mais em impedimento da presidenta. Não precisa. Basta que as contas do governo sejam rejeitadas pelo TCU para se inicie um processo. Meio caminho andado.

A mídia não fala em outros escândalos: trensalão, mensalão do PSDB, HSBC, Operação Zelotes, etc.. O foco é só a Lava Jato. É só a Lava Jato que pode derrubar Dilma e Lula.

O cerco está se fechando, com certeza.

A esperança seria os setores progressistas da sociedade, os movimentos sociais e os sindicatos saírem em defesa de nossas conquistas, mas Dilma conseguiu se indispor com todos eles através de políticas neoliberais adotadas recentemente.

Pra complicar mais ainda, o governo não se comunica. Sai ministro, entra ministro na Secom e nada muda. Parece maldição.

Ninguém aqui está defendendo que a independência da PF para investigar seja suprimida, mas é certo que o ministro da Justiça tem a obrigação de acompanhar os fatos mais de perto, intervir em abusos como fofocas entre policiais e procuradores, estar mais presente na imprensa para defender a lisura e a imparcialidade nas apurações e contrapor-se às manchetes sensasionalistas da grande mídia.

E Dilma tem a obrigação de negar jatos Legacy para senadores aprontarem lá fora.

Acredito que não é só este blogueiro, que não é petista, que está cansado.

Acredito que todos aqueles que querem um futuro melhor para o Brasil, percebendo que o sapo (sem trocadilho com Lula) está na panela com água fervendo e não sai dalí, estão sentindo a mesma sensação de desesperança, de que caminhamos inexoravelmente para dias sombrios.

Oxalá não tenha razão. 

Que os ministros da Secom e da Justiça se movimentem rapidamente e que Dilma se aproxime dos movimentos sociais urgentemente, para que vaca que já tossiu não vá para o brejo.









Nenhum comentário:

Postar um comentário