quarta-feira, 1 de novembro de 2023

A última música do Beatles

Por Fernando Castilho



Neste ano a Inteligência Artificial possibilitou separar a voz de Lennon em Now and Then, como foi feito com o Álbum Revolver de 1966 em que os sons de todos os instrumentos foram separados resultando numa qualidade final muito boa.

 

2 de novembro de 2023, a data do lançamento da última (última mesmo) música dos Beatles.

A maior banda da Terra foi oficialmente desfeita em 10 de abril de 1970, portanto, há 53 anos e 7 meses. Em 1995 os três remanescentes (John Lennon foi assassinado em 1980), Paul, McCartney, George Harrison e Ringo Starr se reuniram para gravar 3 músicas deixadas por Lennon em uma fita cassette cedida pela viúva, Yoko Ono, a saber, Free as Bird, Real Love e Now and Then.

Nas duas primeiras o trio conseguiu isolar a gravação de Lennon ao piano, eliminando ruídos e imperfeições típicos das fitas cassettes, acrescentando suas vozes, instrumentos e arranjos, resultando em duas músicas com todas as características dos Beatles. Seriam elas as últimas músicas gravadas pelo grupo.

Porém, a demo de Now and Then estava muito ruim. A tecnologia da época não permitia separar a voz de Lennon do piano. Os três chegaram a gravar seus instrumentos, mas o resultado não agradou. Harrison chegou a desprezar a música.

Ocorre que neste ano de 2023 a Inteligência Artificial possibilitou separar a voz de Lennon como foi feito com o Álbum Revolver de 1966 em que os sons de todos os instrumentos foram separados resultando numa qualidade final muito boa.

Com a separação da voz de Lennon em mãos, McCartney (81 anos) arregaçou as mangas, fez arranjo, inseriu as gravações feitas em 1995, e introduziu sua voz.

Ouvi Now and Then e, particularmente, não gostei da música porque acho que faz parte da última fase de Lennon que não perfila junto a Strawberry Fields Forever ou In My Life, por exemplo. Mas essa é só uma opinião minha que pode cair por terra caso McCartney tenha logrado realmente tornar a canção, com méritos, a última música dos Beatles.

Que McCartney tem competência para isso, não se discute. Portanto, aguardaremos ansiosos por 2 de novembro.

Antigamente aguardávamos ansiosos pelo último álbum dos Beatles no sentido de "o mais novo".

Hoje, aguardamos ansiosos por uma única música. Verdadeiramente a última.


Editado em 02/11/23.



 


4 comentários: