sexta-feira, 22 de dezembro de 2023

So this is Christmas and what have you done?

Por Fernando Castilho

Foto: Yasser Qudih / AFP

O que importa é que enquanto comemos peru e chester com os nossos e vemos os caminhões da Coca-Cola passarem nas ruas, milhares defamílias destroçadas não têm o que comemorar na Palestina.

O dia 25 de dezembro, segundo a tradição cristã, comemora a vinda ao mundo do espírito que se fez homem para vir nos salvar, porém, grande parte dos cristãos evangélicos considera a data como sendo pagã porque é nela que ocorre o solstício de verão cultuado pelos antigos que adoravam o deus Sol.

Mesmo assim, países cuja maioria da população não é cristã, como o Japão, desde novembro começam a enfeitar as ruas das grandes cidades com motivos natalinos onde não faltam árvores de Natal e papais-noéis. E embora não haja o espírito cristão, é nesse dia que as pessoas se presenteiam.

No Ocidente, Brasil no meio, o Natal é o dia em que se reúnem as famílias, os parentes e os amigos para trocarem presentes, participarem da tradicional ceia e, principalmente, refletirem sobre a vida, a fraternidade e a harmonia. É o sentido de ser humano aflorando desde nossos corações. Pelo menos deveria ser assim.

Ocorre que é também nesse momento que não lembramos dos nossos irmãos que estão sendo dizimados aos milhares na Palestina.

Mas como alguém, neste momento tão lindo, tão cristão, tão humano que estamos começando a viver, vem agora tirar nossos corações deste conforto tão mágico, tão gostoso?

Não importa se há poucos cristãos na Palestina. O que importa é que enquanto comemos peru e chester com os nossos, milhares de famílias destroçadas não têm o que comemorar na Palestina. Há maridos sem esposas, esposas sem maridos, filhos sem pai nem mãe, maridos e esposas sem filhos, ou seja, famílias sem teto, amputadas de seus membros tão queridos por causa de uma guerra cuja causa há 70 anos nos vem sendo vendida como religiosa, motivada por uma entidade que teria escolhido o povo judeu como seu preferido, e concedido direito às terras ocupadas há milênios pelos palestinos. Justamente Deus, o pai de Jesus, teria dado início ao genocídio que se pratica na Palestina em nome dele?

Então é Natal. E o que você tem feito?

Hora de dar as costas ao massacre porque não é momento de pensarmos nisso, afinal, estamos com nossos familiares, parentes e amigos, nos congraçando, falando de amor e harmonia, trocando presentes, nos empanturrando de peru e chester e expressando o que temos de melhor como seres humanos. Não é hora de pensarmos nisso. Porque somos cristãos e tudo que precisamos agora é pensar em Jesus.

War is over
If you want it

 

Créditos da música Happy Xmas (War Is Over):

John Lennon/Yoko Ono


Nenhum comentário:

Postar um comentário