terça-feira, 24 de maio de 2016

Teria sido a hora da Folha pular fora do barco do golpe?

Por Fernando Castilho



O áudio completo está em mãos do procurador geral da República, Rodrigo Janot, mas tudo sugere que a Folha já tinha em mãos a conversa e a manteve em sigilo durante todo este tempo por dois motivos.


Depois de revelado pela Folha de São Paulo o que boa parte do Brasil já sabia, que Dilma foi afastada por golpe, cabem algumas reflexões.

Por que o áudio da conversa, gravado em março, algumas semanas antes da votação do impeachment de Dilma pela Câmara, e só foi divulgado em 23 de maio?

O áudio completo está em mãos do procurador geral da República, Rodrigo Janot, mas tudo sugere que a Folha já tinha em mãos a conversa e a manteve em sigilo durante todo este tempo por dois motivos:

1 – aguardar o afastamento da presidenta.

2 – manter a posse de um tesouro.

E tento fundamentar o por quê de ''tesouro''.

Toda a grande mídia, Globo, Estadão, Abril e a própria Folha está em situação financeira muito ruim.

É certo que há um pacto antigo com o PSDB para que este, uma vez no poder, socorra as empresas.

Montou-se um complexo consórcio composto pela oposição, a mídia e, agora se confirma, também o Judiciário, para que Dilma fosse afastada do poder.

Tudo fora providenciado, exceto um crime para justificar a deposição da presidenta.

Mas pagando-se 45 mil reais para a advogada Janaína Paschoal, aproveitando-se do fato do jurista Miguel Reale Jr. ser filiado ao PSDB e do rancor vingativo de Hélio Bicudo para com o PT, conseguiu-se um parecer que depositou nas costas de Dilma as pedaladas fiscais e os créditos suplementares que, de maneira alguma configuram crimes de responsabilidade. Mas valeu, os deputados votaram pelo sim (Deus, família, esposa) e o Senado a afastou por 180 dias.

Tudo ia muito bem, exceto por um imenso detalhe: havia no caminho o povo.

E quem mais insuflou o povo a sair às ruas para protestar foi o próprio presidente interino, Michel Temer, ao anunciar um ministério só de homens, como 7 investigados na Lava Jato, duras medidas econômicas e a supressão de vários programas sociais, além da extinção do Ministério da Cultura.

Muitas pessoas que antes apoiavam a saída de Dilma passaram então a não apoiar o governo interino pois perceberam que tiraram o ruim para colocar o péssimo no lugar. Temer chegava a 94% de rejeição.

A imprensa internacional se manifestou contra o golpe e nenhum presidente de nenhum país reconheceu o novo governo.

Em Cannes, os atores do filme Aquarius, numa cena comovente, mostraram plaquetas denunciando o golpe para o mundo todo ver.

Além disso, pode ter pesado na decisão da Folha o próprio teor da gravação. Sérgio Machado, se enviado para Moro, haveria fácil fácil de fazer delação premiada para salvar sua pele. E ele sugere que delataria mesmo. A casa cairia pra muita gente e o primeiro ''a ser comido'' seria Aécio Neves.

O governo Temer começou a ficar insustentável.

A Folha, que tinha como trunfo o áudio guardado, ao perceber o barco afundando, deve ter resolvido então fazer uso dele para detonar o governo Temer.

Por que?

Bem, uma vez isolando-se como único órgão de imprensa a adotar uma atitude que pode reconduzir Dilma de volta à presidência, a Folha pode teoricamente se cacifar como a única empresa de mídia apta a negociar com o governo uma ajuda do BNDES. Se Dilma aceitaria, não é muito provável mas continuar a apoiar o golpe parece que já não daria mais. Afinal, mais dia, menos dia, a casa haveria de cair mesmo.

Então tanto faz se cair daqui há pouco tempo ou agora.

Teria sido esta a hora de saltar do barco?


4 comentários:

  1. É, acho que a análise vai por caminho certo de que se saltar agora poderia se salvar (teoricamente), porque já não é mais confiável esse jornaleco golpista!

    ResponderExcluir
  2. Concordo com a análise acima, mas cá comigo tenho minhas dúvidas da ação dos meganhas de Curitiba como um troco ao verem o perigo traçado na continuidade dos seus desmandos com a manutenção deste governo interino. Se alguém possui grampos devem ser eles próprios, haja vista os grampos feitos até na Presidente. E não sejamos inocentes na existência da disputa de mais poder exercido pelo frente ao STF. E como o áudio incrimina o próprio STF misturando-o aos golpistas, livra e endeusa a Lava Jato, me faz crer na ação soturna, mais uma vez, da República de Curitiba, e mais.....muitas outras fitas e áudios grampeados devem existir....

    ResponderExcluir
  3. Hoje saiu uma notícia de que FHC, descartou o Aécio como candidato à presidencia em 2018, apoiando o Serra que estaria mais forte. Acredito que toda notícia que sai nestas midias golpistas e que atacam o governo interino, vem de fogo amigo. Há indícios de que agora que o impedimento da presidenta foi feito, o plano é derrubar o Temer e exigir eleições diretas, onde o PSDB, pensa que sairá forte e conseguirá a presidência. A Folha publicou porque tem a garantia do PSDB que o BNDES estará de portas abertas para toda a mídia, como foi o que aconteceu com o salvamento da Globo quando, estava quebrada devido ao fracasso da Globo Cabo com aporte de 579 milhões entre 1997 e 2002. A folha não apoiaria o governo do PT de forma nenhuma e muito menos imaginaria que poderia ser beneficiada num possível retorno do governo. Se assim pensassem, teriam apoiado o Golpe.

    ResponderExcluir
  4. Na tarde de domingo, houve duas grandes manifestações em São Paulo contra o golpe, uma que teve vários públicos pedindo repetidamente FORA TEMER em diversos eventos da virada cultural Paulista e outra, de uma massa invadindo as cercanias da mansão de michel temer (minúsculo, mesmo)com a polícia reprimindo o povo covardemente no final da noite. Na segunda-feira, o destaque foi essa gravação e pouco destaque às manifestações de rua... Interessantíssima revelação, mas quase nenhum destaque às manifestações populares crescentes. Acho que foi uma escolha estratégica, um modo de nos distrair, de arrefecer as crescentes manifestações de rua. E um jeito da folha tentar resgatar (precisa subestimar nossa inteligência...) alguma credibilidade e vender alguns jornais...

    ResponderExcluir