terça-feira, 1 de julho de 2014

A melhor Copa de todos os tempos

Por Fernando Castilho


A primeira Copa do Mundo a que assisti foi a do México. Aquela que tinha na seleção Pelé, Rivelino, Tostão, Jairzinho e outros. Um grande show do Brasil, que viria a ser tricampeão.
Eram os anos 70, anos de chumbo, do AI-5, da ditadura mais feroz.

As de 62 e 66 não havia assistido. Era ainda muito menino. Não tinha televisão. Meu pai ouvia a narração pelo rádio, o que pra mim era muito chato.

Após essa de 1970, passei a assistir a todas. Nunca fui à um estádio. Vi todas pela televisão.


A primeira edição da Copa do Mundo foi disputada no Uruguai, em Montevidéu, no ano de 1930. Apenas treze equipes nacionais reuniram-se nessa ocasião, sendo que somente quatro países europeus atravessaram o Oceano Atlântico de barco para competir o torneio. Bélgica, França, Iugoslávia e Romênia.

O Brasil sediou a Copa de 1950, a quarta da história. A última partida ficou conhecida como Maracanaço por ter sido realizada no Estádio do Maracanã. O Brasil, embalado pela excelente campanha, pelo apoio da torcida, pela liderança e pelo elenco vitorioso, abriu o placar aos 47 minutos com gol de Friaça. O Uruguai, dezenove minutos depois, empatou a partida com Schiaffino. O empate daria o título do campeonato aos brasileiros. Entretanto, aos 79 minutos, Ghiggia virou o placar para os uruguaios, dando o segundo título ao Uruguai. Esta partida é considerada uma das maiores decepções da história do futebol brasileiro.

Desde então, com esta que acontece no Brasil este ano, lá se vão 20 Copas do Mundo.
Dez foram realizadas na Europa, uma no Estados Unidos, uma no Japão/Coreia, portanto em 12 países tidos como de Primeiro Mundo.

A mídia brasileira, incapaz de reconhecer que o país já figura entre as principais potências do mundo, e, mais ainda, em plena campanha eleitoral pelo candidato que a representa e também à elite brasileira, passou a martelar dia sim dia também, seja em editoriais, seja em reportagens, seja em colunas, enfim, com todo o seu contingente, que os estádios não ficariam prontos, as obras de ampliação e modernização de aeroportos não seriam concluídas, as obras de mobilidade urbana não sairiam do papel, etc..


A essa altura todos já sabemos que todas as previsões catastróficas não aconteceram. Pelo contrário, a Copa do Mundo do Brasil é um sucesso. Com muito poucos incidentes, tudo corre às mil maravilhas, os turistas estrangeiros estão encantados, os jogadores derrotados sentem muito em ter que regressar aos seus países, enfim, há uma boa percepção da competência brasileira ao dar conta da Copa.

Agora se você perguntar a algum colunista da Folha sobre as previsões, ele dirá: ''Quem, eu?''

O que não se esperava, é que a pesquisa que foi feita pelo Uol entre 117 jornalistas estrangeiros que já vivenciaram muitas outras copas, aponta o evento como sendo o melhor realizado em toda a história! O levantamento ouviu jornalistas na primeira fase e concluiu que 38,5% dos entrevistados consideram o Mundial brasileiro como o melhor já visto. Leia a matéria aqui

Lembro-me que a Presidenta Dilma Rousseff havia se pronunciado há cerca de 3 meses atrás, referindo ao evento como sendo ''a copa das copas''. Na época este blogueiro confessa que achou o termo um exagero de retórica. No final tudo daria certo, mas mesmo assim com vários problemas, o que até seria natural, haja visto problemas que ocorreram nas copas da França, Alemanha e África do Sul.

Mas quem foi surpreendido mesmo com o resultado dessa pesquisa foi a grande mídia. Demonstrou torcer contra o país, ser partidária, manipuladora e mentirosa. Perdeu muito em credibilidade depois do episódio.

O tiro saiu pela culatra.

Mas não pensem que ela se rende. Muito pelo contrário. A campanha agora é contra o título. Como Dilma ganhou com a realização competente da Copa, certamente subirá alguns pontos numa próxima pesquisa eleitoral.

E é só ler os comentários nos jornais, para perceber o clima psicológico pesado que está sendo criado nas mentes dos nossos jogadores. Tudo vai mal na seleção! Felipão está irritadíssimo! Filipão vai tirar Daniel Alves e Hulk! Dirigentes da CBF isolaram Felipão! Thiago Silva chora o tempo todo! 

Uol fazendo terrorismo Estará todo mundo desequilibrado na seleção?
A  revista Época publica artigo em que afirma que nossa seleção é zebra neste mundial. 

O fato de alguns terem chorado na última partida contra o Chile já deve ter sido reflexo disso. E dos meses seguidos em que a mídia fez campanha contra a Copa.
Felipão até teve que recorrer ao auxílio de uma psicóloga para levantar o moral dos rapazes.

Por isso, recomendo ao técnico e aos jogadores, que desliguem a TV, não leiam nem as manchetes dos jornais, Veja e Época nem pensar. E que não falem com repórteres até o próximo jogo contra a Colômbia.

Deixem os rapazes em paz! Deixem-nos fora de seu jogo sujo! Nem eles nem o povo brasileiro merecem a canalhice que vocês estão fazendo!

E ficamos na torcida por uma vitória convincente que levante o moral de nossos jogadores e cale a boca da mídia vira-latas.

Revista Época - A Zebra em Verde e Amarelo






Nenhum comentário:

Postar um comentário