domingo, 2 de novembro de 2014

Chegaremos vivos a 2018?

Por Fernando Castilho


Garotinha corajosa frente ao algoz
A gente abre o facebook e dá de cara com alguns memes engraçados:
''PSDB pede recontagem dos gols da Alemanha na Copa!''
''PSDB pede recontagem dos aeroportos construídos em fazendas de Aécio Neves!''

Muito engraçado. O bom-humor e a criatividade dos petistas após vencerem as eleições são indícios do relaxamento agora experimentado, depois de muita tensão durante esta árdua campanha.

Porém, um alarmezinho acaba de soar. Sinal amarelo para a democracia.

A grande mídia durante o ano todo tem trabalhado contra a reeleição de Dilma Rousseff.

Em março, flertou com o regime militar, quando se completaram 50 anos do golpe que colocou o Brasil nas trevas. Colunistas de direita tentaram um balão de ensaio para ver no que daria. Não deu. Alguns patetas saíram às ruas pedindo a volta da ditadura, sendo mais ridicularizados do que levados à sério.

Mas foi durante a campanha mesmo, que os órgãos de imprensa tentaram por todos os meios desqualificar Dilma. (continue a ler)

Disseram que não haveria Copa, publicaram dia sim outro também, indícios de escândalo na compra da refinaria de Pasadena pela Petrobrás (o que motivou até uma CPI, da qual o grande ausente sempre foi o PSDB, por motivos óbvios), publicaram às vésperas da eleição, falsa denúncia de doleiro em delação premiada, desmentida pelo próprio advogado do bandido preso, etc., etc..

À Aécio, com exceção da matéria sobre o aeroporto em Cláudio, esquecida dias depois, nenhuma denúncia de falcatrua foi publicada. Nada. Sobre o PSDB, nada. Todos soltos.

Mídia pau de arara
Pois bem, qual é a percepção da classe média, descontente com o PT, por tirar 36 milhões de pessoas da linha da pobreza?

A percepção é puramente maniqueísta. Aécio é santo e Dilma, demônio.

A mídia, temerosa da Lei de Meios, incute na cabeça de quem tem 2 neurônios, não mais, que estamos vivendo uma ditadura, mesmo que seja permitido sair às ruas para pedir impeachment da presidenta ou intervenção militar.

Aécio Neves e o PSDB não são menos canalhas e responsáveis pelo que está ocorrendo.
Pediram ao TSE auditoria dos votos, baseados em fakes publicados nas redes sociais.
Os tucanos tem que ser investigados pelo TSE e pelo Ministério Público, e responsabilizados por essas manifestações que se constituem em descumprimento da Constituição. No mínimo, são cúmplices, a menos que venham a público condenar esses atos. É grave.

Personagens menores, muito menores, como Lobão e Bolsonaro Jr. estão sendo usados como buchas de canhão, insuflando o motim. Por estarem utilizando auto falantes em carros de som, já deveriam estar presos em flagrante.

Mas não estamos em uma ditadura, mas sim em uma democracia, percebem a diferença?

O ovo da serpente está sendo incubado, não tenhamos dúvidas.
Esse movimento ilegal, fascista e desmiolado tem a tendência de ir esfriando aos poucos, com as pessoas retomando seus afazeres cotidianos, afinal, a vida continua.

Mas estejamos certos de que, se as esquerdas unidas não se sentarem à mesa para fazer uma profunda análise de conjuntura, identificando erros, fazendo autocríticas e planejando o passo a passo a ser seguido daqui para frente, para que a fervura fascista esfrie e se congele, perderemos as eleições de 2018, seja com Lula, seja com quem for.

Isso, se chegarmos até lá.

Junião




Nenhum comentário:

Postar um comentário