sábado, 31 de maio de 2014

Luíza Trajano mandará e-mail pra Folha?

Por Fernando Castilho

O UOL/ Folha de São Paulo acaba de publicar uma matéria sobre o fechamento de 9 lojas dos Magazines Luíza.

Analisando a notícia: ''A varejista Magazine Luiza informou nesta sexta-feira (30) o fechamento de nove lojas entre 21 e 28 de maio, encerrando o mês com 737 pontos de venda. '' As 9 lojas representavam ''menos de 0,4 por cento das vendas da companhia em 2013. Cinco delas eram advindas da aquisição do Baú. ''

Leia aqui a matéria completa.

Nove lojas num universo de 737 dá cerca de 1% de lojas fechadas. O UOL  não revela, neste mesmo contexto, quantos pontos de venda estão sendo abertos no momento, em contra-partida.


É difícil encontrar esse dado, mas uma pesquisa me revelou que segundo o jornal Folha de Pernambuco de 9 de junho de 2011, o Magazine Luiza abriria 600 lojas só no nordeste. Leia aqui .

Outra notícia dá conta que Com 81 lojas em Minas Gerais, o Magazine Luiza vai abrir mais dez no Estado neste ano. O anúncio é da proprietária da rede, que faturou no ano passado R$ 10 bilhões, Luíza Trajano leia aqui .

Mais uma divulgação, já muito mais pretensiosa, publicidade do próprio magazine, diz que Luiza Trajano quer abrir 10000 lojas em todo o país. leia aqui .

Em uma rede desse porte, é comum esse tipo de reengenharia. Fecha-se as lojas que dão menos lucro, pelos mais variados motivos: pontos de venda fracos, publico focado em outras necessidades, má localização, etc., e abre-se outras em pontos melhores, segundo pesquisas de mercado feitas pela própria rede.

Depois que Luíza Trajano declarou sua simpatia à Dilma Rousseff como presidente do Brasil, e, principalmente também depois que a empresária, ao vivo e a cores, desconstruiu totalmente Diogo Mainardi, um dos mais ferozes cães de guarda da direita do país, ao contradizê-lo quando este insistiu que a inadimplência vem aumentando a níveis calamitosos no Brasil, ela passou a ser persona non grata da mídia.



Mas a mídia não a ataca com todos os seus canhões, pois é certo que, assim proceder, Luíza, que não leva desaforo para casa, certamente não deixará barato. E a empresária a rigor, não precisa do UOL/Folha, bem sucedida que é. Pelo contrário, quem precisa faturar em cima de publicidade da loja é o próprio UOL/Folha.

A Folha, como é de seu feitio, incapaz de falar às claras em crise da rede de lojas, posto que não há, numa manobra rasteira, prefere sugestionar, induzir o leitor a pensar que o magazine está mal das pernas, fechando suas unidades, a caminho da falência.

O leitor desavisado aceitará que há uma crise econômica em curso, que o país está desgovernado, etc.. É esta a intenção. Ou má intenção.

Essa tática quase sibliminar é a pior de todas. É traiçoeira, vil, enrustida.
Visa sobretudo, enfraquecer a candidatura da presidente.

Até as eleições, toda e qualquer notícia publicada, não só pelo UOL e Folha, mas também por todos os jornalões, desde receitas de bolo, passando por previsões astrológicas (vide Cláudia Abramo escrevendo que Lua nova em gêmeos sinaliza fortalecimento das oposições ao governo Dilma nos próximos dias), e talvez até os classificados, pra não falar dos editoriais e colunistas, darão um jeito para, de uma forma ou de outra fazer a política partidária da mídia.

Aguardemos um e-mail de Luíza Trajano para o UOL/Folha.

É esperar pra ver.





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