sexta-feira, 20 de janeiro de 2023

Até quando teremos medo de Bolsonaro?

Por Fernando Castilho





Seria preciso que, caso fosse decretada prisão preventiva do capitão, houvesse uma ação conjunta dos governos brasileiro e americano para que sua condução ao Brasil fosse feita totalmente em sigilo.


A Folha publicou por esses dias que os ministros do STF estão divididos sobre a prisão de Jair Bolsonaro assim que desembarcar no país.

O ex-presidente já insinuou que pode permanecer por mais tempo nos Estados Unidos, mas sabemos que a pressão para que Biden não renove o visto que deve expirar nos próximos dias é muito grande.

O medo, não só de ministros, mas também de parte da imprensa, inclusive de blogues e sites progressistas é que a prisão do capitão faça com que novos atos terroristas pipoquem pelo país, não se descartando a possibilidade de um resgate cinematográfico.

Então, como ficamos? Bolsonaro vai ditar a pauta da Justiça? O medo impedirá que ele pague por seus crimes? É tão simples assim, ou a velha impunidade e o deixa disso continuam a existir no país? Será tão trabalhoso prender um bandido a ponto de ser melhor que lhe tirem os direitos políticos e o deixem solto? Ficaremos reféns desse crápula?

Se de fato a Justiça quer alcançar Bolsonaro, há meios para que isso seja feito sem cause atentados por todo o país. Afinal, temos ou não forças de segurança capazes de, com inteligência, se antecipar aos fatos? Será que não temos condições de posicionar efetivos em locais estratégicos, frustrando os terroristas?

Em primeiro lugar, seria preciso que, caso fosse decretada prisão preventiva do capitão, houvesse uma ação conjunta dos governos brasileiro e americano para que sua condução ao Brasil fosse feita totalmente em sigilo. É difícil, porém, não impossível.

Ao mesmo tempo, a inteligência da Polícia Federal deveria trabalhar fortemente para detectar possíveis focos de atentados. É preciso lembrar que a tarefa poderá ser facilitada, uma vez que uma parte dos empresários que financiaram a tentativa de golpe de 8 de janeiro já se encontra presa e o restante responderá por seus crimes nas próximas semanas.

Grande parte dos terroristas que ousaram depredar os prédios da Praça dos Três Poderes já está presa e os demais já se encontram amedrontados pela pronta ação da polícia.

Vale lembrar que, segundo o Datafolha, 93% da população condenou os atos terroristas. Além disso, não se vê mais quase ninguém vestindo camisa da seleção. O momento é propício à prisão. Se deixarmos o tempo passar, as coisas podem acabar se complicando devido à reaglutinação das forças golpistas que se esfacelaram.

De qualquer forma, o que não podemos admitir é que, por medo, Bolsonaro fique impune.

Somente com a responsabilização do capitão por seus crimes, é que o bolsonarismo refluirá.


Nenhum comentário:

Postar um comentário