sábado, 31 de dezembro de 2022

ACABOU, PORRA!

Por Fernando Castilho




Restou ao capitão fazer uma derradeira live para cometer mais um crime enquanto mandatário da nação. Declarou que as manifestações em frente aos quartéis são legítimas. Não são, pois constituem crime e ele é cúmplice e prevaricador.


Desde o dia 30 de outubro bolsonaristas inconformados com a derrota de seu mito genocida, preconceituoso, misógino e vagabundo, acampam em frente a quartéis aguardando sinais para concretizar um golpe de estado.

Como os sinais não vieram, passaram a tentar interpretar o silêncio de Bolsonaro como uma senha para que não desistissem e prosseguissem, de forma que, a cada 72 horas de ultimato ao STF, seguiriam mais 72 horas e assim por diante.

Enquanto isso, o capitão tentava desesperadamente convencer os comandantes das Forças Armadas a romper com a democracia, mas estes julgaram a ação muito difícil, trabalhosa e perigosa, afinal, estariam se contrapondo à vontade da maioria da população que depositou seu voto em Lula. Jair se viu sozinho e sem forças.

Quando os caminhões de mudanças começaram a retirar as tralhas do Palácio da Alvorada, essa deveria ter sido a senha para que os bolsonaristas tomassem juízo e voltassem para suas casas, mas os mais radicais não se atentaram a isso, se impacientaram e incendiaram carros e prepararam bombas para explodirem e matarem muita gente.

A segunda senha foi o anúncio da viagem aos Estados Unidos. Se houvesse mesmo a possibilidade de golpe, o ainda presidente ficaria no Brasil para comandar a aventura. Mas nem isso souberam interpretar direito.

Restou ao capitão fazer uma derradeira live para cometer mais um crime enquanto mandatário da nação. Declarou que as manifestações em frente aos quartéis são legítimas. Não são, pois constituem crime e ele é cúmplice e prevaricador.

Condenou atos terroristas, talvez porque o bolsonarista preso por colocar uma bomba junto a um caminhão de combustível declarou que agiu por influência dele, o que pode implicá-lo como mentor.

Por fim, como não poderia deixar de fazer, mentiu sobre o que Lula pretende fazer com o PIX, aproveitando ainda para criticar a escolha dos novos ministros. Segundo ele, o critério adotado por Lula foi o de empossar ministros com perfil político, enquanto os seus eram técnicos, o que é outra mentira.

É preciso lembrar que, ao embarcar para os Estados Unidos num avião da FAB, sem agenda internacional, o capitão pode estar prevaricando por desvio de finalidade. A ver.

Bolsonaro tentou deixar o governo de maneira a deixar acesa a chama do não conformismo com o resultado das eleições, mantendo seu cercadinho unido em torno dele, mas o que conseguiu na realidade foi sair fechando uma porta que o impedirá de voltar de cabeça erguida um dia.

Foi incapaz de reconhecer a derrota, exibiu uma fraqueza que sempre escondeu sob o disfarce de inbroxável, revelou-se mau perdedor e assumiu uma pequenez ainda maior do que a que sempre o caracterizou, ao não passar a faixa a Lula.

Para muitos acampados que perderam empregos e cônjuges por causa dele Bolsonaro não passará de um traidor.

Para outros ainda será preciso cair a ficha, mas a fuga para os Estados Unidos revela um ser totalmente incapaz de liderar uma extrema-direita que acabou de emergir.

Enquanto isso, Tarcísio de Freitas, o futuro governador do mais importante estado da federação, começará a ocupar o vácuo deixado pelo seu criador podendo cultivar a ambição de se cacifar para a presidência nas próximas eleições.

Lula precisa fazer o melhor governo possível, sob pena de passarmos mais uma vez por uma disputa extremamente difícil em 2026.

Um feliz 2023 para todos que acreditaram na vitória da democracia e que acreditam que o melhor que pode ser feito no próximo ano será feito.


Nenhum comentário:

Postar um comentário