quarta-feira, 12 de janeiro de 2022

Todos a bordo!

Por Fernando Castilho


No dia seguinte à vitória de Gabriel Boric à presidência do Chile e ao jantar do Grupo Prerrogativas oferecido a Lula, Geraldo Alckmin e convidados, me deparo com um Datafolha surpreendente.

Não, o resultado da pesquisa não é tão surpreendente assim, mas sim o simples fato de o instituto fazer esse tipo de pesquisa, pois, atrelado a Folha, um grande veículo de mídia, o normal seria deixar isso quieto e continuar a tentar inflar o ex-juiz Sergio Moro.

51% dos mais de 3 mil pesquisados consideram Lula o melhor presidente da História do país. Isso não é pouco e, somados aos 48% de pessoas que intencionam votar nele em 2022, parece que neste momento a vitória em

primeiro turno está consolidada.

Mas as forças que mandam no país não vão se conformar a aguardar contemplativas a fácil vitória de Lula, mesmo com o chuchu a amenizar o excesso de pimenta que dizem que o ex-presidente carrega.

Se o primeiro turno fosse mais disputado, provavelmente deixariam para resolver as coisas no segundo quando comporiam forças capazes de derrotar Lula ou articulariam um golpe para impedi-lo de continuar na disputa.

Mas não devemos esperar assistir Lula velejando tranquilo em águas calmas e cristalinas sob um céu de brigadeiro durante todos os 10 meses que nos separam das eleições.

Não, Lula sabe que virão tempestades, maremotos e tsunamis e, por isso, trata de fortalecer o barco e colocar um hábil imediato a lhe assessorar na navegação.

Podem crer que Alckmin terá, caso aceite ser vice, bastante trabalho para evitar que naufraguem esse barco.

Desta forma, capitão e imediato saberão conduzir o barco em segurança e atracar suavemente no Palácio do Planalto em 2022 e retomá-lo dos piratas.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário