sexta-feira, 4 de abril de 2014

O Golpe da Pesquisa

Por Fernando Castilho

Nas eleições presidenciais de 1989 a Rede Globo de Televisão promoveu um debate no 2º turno entre os candidatos Fernando Collor de Mello e Luís Inácio Lula da Silva, em que o primeiro revelou nesse debate um assunto de caráter íntimo familiar de Lula: um filho fora do casamento.

O debate ocorreu até altas horas, o que impossibilitou que muitas pessoas o assistissem. Por isso, a Globo fez uma edição, apresentando seus ''melhores momentos'' no Jornal Nacional do dia seguinte. A edição mostrava um Lula atrapalhado e apagado (devido ao golpe baixo sofrido)e um Collor senhor de si. Isso influenciou fortemente o eleitorado, sendo responsável pela vitória de Collor.

De lá para cá ocorreram muitos outros debates. E também muitas pesquisas de opinião.
Os partidários de um ou outro partido, quando em posição vantajosa, costumam dar credibilidade aos Institutos de Pesquisa. Quem está em posição desvantajosa, ao contrário, invariavelmente questiona os resultados.

É o que vinha ocorrendo com relação aos eleitores de Dilma Roussef até recentemente. Esfuziantes, comemoravam sua vitória já no 1° turno.
Ilusão.
As pesquisas vinham levantando a bola de Dilma propositalmente. Um índice que, embora de certa forma embasado pelos vários programas sociais e várias obras acontecendo em todo o país, soa um tanto alto demais, visto que a mídia tem se empenhado em atacá-la diariamente.
Esse é o tipo de manobra que faz com que os militantes se descuidem e se acomodem, contando com a tranquila vitória de seu candidato.

Mas vejam, em momento algum vimos Aécio ou Campos desesperados ante a iminência da derrota. Pelo contrário. Eles tem levado a campanha em banho maria, falando alguma bobagem aqui, participando de jantares com empresários ali, etc..

Por outro lado assistimos recentemente uma verdadeira campanha pelo golpe, vinda da própria mídia, que sem pudores, reconheceu publicamente em editoriais, os ''ganhos'' obtidos pelos militares nos 21 anos de ditadura por que passamos.
Agora a tática se fecha.
O Datafolha acaba de colocar nas ruas uma pesquisa eleitoral, em que faz 47 perguntas (isso mesmo, 47!) ao entrevistado, antes de perguntar sua preferência para Presidente.
Entre essas perguntas estão indagações sobre o que as pessoas pensam sobre as manifestações ocorridas recentemente, sobre o caso Pasadena, sobre a Copa, inflação, segurança, entre outras.
Tudo claramente formulado para influenciar o entrevistado antes dele declinar seu voto.

A mesma estratégia foi adotada em 2010 pelo Instituto Sensus.
Na época, a própria Folha questionou o resultado da pesquisa alegando que um Instituto de Pesquisa não poderia fazer perguntas antes de fazer a pesquisa propriamente dita.
Além disso, a ONG Movimento dos Sem Mídia, do blogueiro Eduardo Guimarães (Blog da Cidadania) apresentou representação à Procuradoria Geral Eleitoral contra todos os grandes institutos de pesquisa devido ao fato de que é crime forjar ou manipular pesquisas eleitorais.
''A Procuradoria acolheu a representação do Movimento dos Sem Mídia. A então sub procuradora-geral-eleitoral, Sandra Cureau, determinou abertura de inquérito na Polícia Federal para investigar quem falava a verdade, se o Datafolha ou Sensus e Vox Populi, pois o primeiro instituto dava 10 pontos percentuais de vantagem para Serra e os outros dois diziam que o tucano e a petista estavam empatados. ''

A Matéria do site Muda Mais revela bem o golpe que o Instituto está aplicando à nação brasileira. O resultado da pesquisa será divulgado no próximo domingo.

Não é a toa que o mercado está agitado. Ações tem subido em virtude desse resultado.

Mas como o mercado tomou conhecimento do resultado de uma pesquisa que está ainda sendo realizada?
A resposta é simples: Tá na cara que foi feita de encomenda para que a oposição, encabeçada por Aécio Neves, que representa as elites do país, suba na pesquisa enquanto Dilma cai.
Esperemos que, se o fato se confirmar no próximo domingo, o PT entre com representação para anular a pesquisa.

Elém disso, todos temos o dever moral de denunciar aqueles que, sem propostas de governo, sem votos, sem possibilidade de se eleger, lançam mão de golpes sujos como esse que está se desenhando.

Cartoon: Pataxó


Leia outros detalhes em: http://www.blogcidadania.com.br/


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