terça-feira, 21 de outubro de 2014

Dilma e as últimas armadilhas

Por Fernando Castilho

Charge por Pataxó pataxocartoons.blogspot.jp

Pesquisa Datafolha
Saiu a última pesquisa Datafolha, dando 52% para Dilma e 48% para Aécio nas intenções de voto do segundo turno.

Pela análise da Folha de São Paulo, há uma tendência de alta para a petista.

O Datafolha e o Ibope são sempre assim. Durante boa parte da campanha desfavorecem qualquer que seja o candidato petista da vez, numa estratégia de cativar aquele eleitor que costuma apostar em quem está ganhando, talvez por ele mesmo ser um perdedor...Depois, vão se acomodando à realidade, com a desculpa de que houve uma surpreendente virada no final. Tentam assim manter a credibilidade...Pelo que vemos nas diversas regiões do Brasil, não é irreal pensar que a diferença entre os dois candidatos seja maior do que a divulgada. A ver.

Porém, e sempre há poréns, é preciso tomar cuidado com algumas armadilhas que podem estar postas. (continue lendo...)


Faltam 5 dias para a eleição. Toda a intensa movimentação de Dilma, do PT, dos deputados, dos candidatos eleitos ou não e, principalmente da militância, que propiciou essa subida nos índices, tem que continuar, e até se intensificar. O perigo é esta divulgação com certa folga, dar uma desmobilizada na campanha, agora na reta final, sob o clima de ''já ganhou!'' Nada está ganho. Deve-se lembrar que os tucanos não vão ficar parados aguardando o dia 26.

Outra armadilha pode ser o que a mídia pode estar preparando como sendo sua derradeira bala de prata. Afinal, durante 4 anos, investiu em notícias ruins para desestabilizar o governo. 

George Soros também não é homem de perder dinheiro facilmente. Todo o investimento feito na desestabilização do país durante as chamadas jornadas de junho, não hão de ser em vão. Mas quanto a isso o blogueiro está mais ou menos tranquilo, uma vez que, praticamente tudo o que se tinha a falar sobre a Petrobrás já foi dito, e não causou grande estrago na campanha de Dilma. Causa agora estrago à campanha de Aécio, uma vez que o nome do ex-presidente do PSDB foi citado como tendo recebido 10 milhões.

Além disso, o PT não é mais aquele partido ingênuo das eleições de 1989, quando a mídia colocou camisetas do partido nos sequestradores capturados do empresário Abílio Diniz. Hoje em dia, qualquer movimentação de repórteres tentando fabricar um factóide seria facilmente notada a tempo de se impedir ou se preparar um antídoto.

Debate da Globo
A terceira armadilha poderia estar sendo preparada para ser aplicada no debate da Globo, o último antes do dia 26, sem que haja tempo para explicações, desmentidos ou providências. Esse debate sempre é temeroso, uma vez que, também em 1989, quando Lula debateu com Collor, este usou de golpe baixo contra o petista. Além disso, a emissora editou o debate, mostrando um Lula acuado por Collor no Jornal Nacional.

Deu no que deu.

Mas desta vez, teremos uma Dilma mais tranquila, serena e preparada. Quem estará desesperado tentando reverter o quadro de derrota será Aécio, que pode por isso, meter os pés pelas mãos. O blogueiro duvida que ele consiga se sair bem.

Aécio Neves já foi desconstruído.

Já se sabe que ele usa drogas, que fugiu ao exame do bafômetro, tendo dirigido com certeira de motorista vencida (fato admitido por ele mesmo), que esmurrou sua namorada numa balada, que usou dinheiro público para construir um aeroporto do qual somente ele se beneficia, que desviou 7,3 bilhões de reais da saúde quando foi governador de Minas, que pratica o nepotismo, que cerceia a liberdade de imprensa, que deixou a educação em seu estado em péssimas condições, e muito mais.
Pataxó

Portanto, quem ainda vota no tucano, não é pelas suas qualidades, mas sim pelo anti-petismo.

Marina Silva, ao contrário do que se pensava, transferiu poucos votos ao tucano. Tivesse ela optado pela neutralidade, como em 2010, talvez uma parte maior de seus seguidores tivesse ido para Aécio.
E não teria sua carreira política seriamente ameaçada como agora...

Os indecisos é que estão virando o jogo em favor de Dilma, ao tomar conhecimento mais profundo de seus feitos no governo e de suas propostas.

Na realidade mesmo, quando se chega à reta final de uma eleição como esta, o povo olha pra trás e reflete um pouco melhor. Sente pavor em perder suas conquistas.

Se a tendência de crescimento da presidenta, ou a tendência de acomodação do Datafolha à realidade se mantiver, poderemos ter uma surpresa no dia 26.

A menos que tenhamos uma surpresa desagradável antes.
Toc, toc, toc.



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